Ocidente instrumentaliza os direitos humanos, diz iraniano

"A expressão 'Direitos Humanos' foi instrumentalizada atualmente em benefício do Ocidente e serve para pressionar as nações independentes, dentre elas o Irã", declarou nesta segunda-feira o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã (Majlis), Alaedin Boruyerdi.

Ahmed Shahid, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre la situação dos Direitos Humanos (DH) no Irã, acusou em fins de fevereiro o governo de Teerã de "violar os mencionados direitos", e em resposta Boruyerdi precisa que o relatório só foi obtido a partir da petição de alguns países ocidentais, em especial os Estados Unidos, e do grupo terroristas Mujaedim-e Khalq (MKO, na sigla em inglês).

Ainda assim, sublinha que o objetivo principal do relatório é chamar a atenção sobre as próximas eleições presidenciais no Irã, previstas para este ano. Ao ser indagado por jornalistas do motivo de não existirem informes da ONU sobre a situação dos direitos das mulheres na Arábia Saudíta ou da matança do povo bareinita, responde que tal atitude demonstra em si a hostilidade do relatório de Shahid.

Boruyerdi também censurou partes do relatório sobre a "violação" dos direitos das minorias religiosas e étnicas do Irã, destacando que a República Islâmica sempre reconheceu e reconhecerá os direitos de todos os grupos religiosos, agregando também que no Irã "não há problemas étnicos".

Finalmente, Boruyerdi lamenta que a ONU, em vez de abordar a crise síria e a clara violação dos direitos humanos das nações síria, bareinita e palestina, tergiverse a situação do Irã.

Fonte: HispanTV