Enem poderá garantir vaga na UnB

Alunos que fizerem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ter acesso a vagas na Universidade de Brasília (UnB).

A questão da adesão completa ao Enem vem sendo debatida há dois anos na Universidade de Brasília (UnB) e começa a ganhar espaço embora ainda de forma tímida. Desde 2011, a aprovação dos candidatos pelo sistema só é possível por meio de vagas remanescentes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do vestibular, e perdura até hoje sem uma definição.

Um total de 727 vagas está sendo disponibilizada para quem se submeteu ao Enem de 2012, e teve um rendimento compatível ao exigido. As oportunidades oferecidas se referem a 21 cursos de graduação.

Embora a publicação do edital realizada ontem não contemple o número de vagas e a quantidade de cursos – o que está programado para ser divulgado hoje – as informações foram adiantadas pelo decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo. Do total de oportunidades, 506 se referem às vagas remanescentes do PAS relativo ao subprograma do ano de 2010. Na primeira chamada da seleção, 675 vagas deixaram de ser preenchidas pelos sistemas de cotas e universal. Destas, as que não foram ocupadas, foram destinadas ao vestibular. Sobraram então 221 vagas que migraram para o Enem.

Deliberações

Por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a discussão sobre a adesão completa do Enem como método avaliativo retornou este ano. O decano Rabelo explica que cada unidade acadêmica já deliberou sobre o assunto e encaminhou as decisões para o decanato na última sexta-feira. “As contribuições serão sistematizadas, e a situação levada para debate em abril do Cepe”, disse o decano.

O professor adianta que existe sentimento favorável de que parte das vagas possa ser utilizada por candidatos do Enem já do fim deste ano para a entrada em 2014.

Isa Stacciarini