Governo abre inquérito para investigar causa da morte de Chávez

O presidente encarregado da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, na noite desta segunda-feira (11), que o governo vai abrir um inquérito para investigar a morte do presidente Hugo Chávez, que faleceu na terça (5), após complicações causadas por um câncer na região pélvica. A advogada e escritora, Eva Golinger, pediu a abertura de todos os documentos da CIA, do Pentágono e do Departamento de Estado sobre a doença do comandante Chávez.

Maduro

Para o governo, o câncer do mandatário foi acelerado por envenenamento feito pelo que chamou de “inimigos estrangeiros”. A denúncia foi feita horas antes da morte de Chávez pelo próprio Maduro, que comparou o câncer do presidente à morte do líder palestino Iasser Arafat.

A hipótese de envenenamento de Chávez foi levantada pela primeira vez pelo próprio mandatário, em 2011, quando descobriu a doença.

“O presidente Chávez foi envenenado por forças conservadoras que queriam se livrar dele para destruir a Revolução Bolivariana e golpear a América Latina e o Caribe”, declarou Maduro à teleSUR.

Chávez foi diagnosticado com câncer na região pélvica em junho de 2011 e passou por quatro cirurgias antes de morrer. Maduro disse que importantes cientistas estrangeiros serão convidados a participar de uma comissão do governo para investigar as causas da doença.

O presidente encarregado ressaltou ainda que Chávez foi ameaçado diversas vezes e já que não conseguiram matá-lo por meio de atentados, conseguiram afetar sua saúde com técnicas avançadas.

“Os Estados Unidos e outros países, há décadas, têm laboratórios científicos onde ensaiam como provocar câncer e outras doenças”, afirmou.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva, com agências