Primeiro dia do conclave termina sem escolha de papa

O primeiro dia do conclave que elegerá o sucessor do papa Bento XVI, acabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40 (15h40 de Brasília) desta terça-feira (12).

Especula-se que o encontro cardinalício dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11. A Praça São Pedro lotou no final da tarde para o início da noite.

Fiéis, religiosos e curiosos das mais diversas nacionalidades ignoraram a chuva fina que caía e aguardaram para ver a cor da fumaça, ao mesmo tempo, alguns outros procuravam aparelhos de televisão nas cercanias para assistir à partida entre Barcelona e Milan pela Liga dos Campeões da Europa.

A terça-feira foi um dos dias mais frios da semana, registrando 8 graus Celsius em Roma.

O resultado da votação de hoje foi divulgado – por meio apenas da fumaça – cerca de duas horas depois de os cardeais se reunirem no conclave.

Os 115 cardeais participaram, inclusive, o italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, que durante a missa da manhã passou mal e foi socorrido.

A previsão é que nesta quinta (13) ocorram votações pela manhã e pela tarde. A expectativa é que por volta do meio-dia seja vista uma fumaça branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem.

Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé no começo da noite indicando mais uma decisão do conclave.

Com agências