Relatos de Guerrilheiros do Araguaia é tema de Mestrado

“Relatos de Guerrilheiros do Araguaia: Movimentos de memória e efeitos de sentido”. Esse é o título da dissertação com a qual o professor Tinoco Luna concluiu seu Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Aprovada com “Distinção” pela banca examinadora, a Dissertação tem como referencial teórico a Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault e se insere na linha de pesquisa que trata das categorias analíticas do Discurso, da Memória e da Identidade.

O objetivo do trabalho é recontar a história da Guerrilha do Araguaia, a partir da memória inscrita nos relatos do Comandante guerrilheiro Ângelo Arroyo, ele que, para fugir do cerco militar, teve de atravessar o rio Araguaia a nado e terminou sendo assassinado na chacina da Lapa.

O trabalho ressalta as figuras de João Amazonas e Maurício Grabois, lembrando que ambos fariam 100 anos em 2012, ano em que a Dissertação foi concluída, e é dedicado “a todos os combatentes que tombaram no Araguaia e que, com seu próprio sangue, plantaram na floresta amazônica as sementes de uma nação livre e soberana”.

De acordo com o autor, que é militante comunista há 30 anos e Presidente do PCdoB em Aracati, a Dissertação vai se transformar num livro que será lançado em breve.


Fonte: Comitê Municipal do PCdoB de Aracati