Chávez foi um líder que fez a diferença, diz Ban Ki-Moon

"Hugo Chávez foi um dos líderes que fizeram a diferença em seu país, na região e no mundo", afirmou nesta quarta-feira (13) o secretário geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Ban ki moon

"Baseado em sua própria visão eminentemente latino-americana, o presidente imprimiu um ímpeto decisivo aos novos esforços pela integração dessa região", afirmou. 

Leia também:
Chávez e a politização da classe trabalhadora

O Secretário da ONU  dirigiu nesta quarta-feira, uma sessão especial da Assembleia Geral em memória do chefe de Estado venezuelano, que morreu no último 5 de março, em Caracas.

Acompanhado por Elías Jaua, chanceler da Venezuela; e Vuk Jeremic, presidente do máximo órgão da ONU, Ban Ki-moon  destacou o sentido de solidariedade de Chávez com os mais vulneráveis e seu compromisso para melhorar a vida dos menos privilegiados.

A respeito, opinou que o chefe de Estado venezuelano será lembrado por "sua habilidade para lidar humanamente com os mais vulneráveis e dar voz a suas aspirações".

Também realçou sua solidariedade para com outras nações no hemisfério e pôs o exemplo da assistência crucial dada pela Venezuela ao Haiti depois do devastador terremoto de janeiro de 2010.

Ele também lembrou do interesse e apreço com que a ONU acompanhou os progressos da integração regional promovida pelo governante venezuelano e destacou o caso da União de Nações Sul-americanas, que obteve o status de observador das Nações Unidas em 2011.

"O papel fundamental que o presidente Chávez desempenhou no avanço da unidade dos povos da América Latina e do Caribe estará presente na mente de todos", sentenciou Ban Ki-moon. 

E também reconheceu a contribuição do líder da revolução bolivariana às conversas de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), que se desenvolvem em Cuba.

O secretário geral da ONU lembrou uma aspiração manifestada por Chávez diante da Assembleia Geral em 1999, quando expressou seu desejo de que um dia num futuro próximo seja possível proclamar o triunfo da paz, da democracia e do desenvolvimento.

"Honremos o legado do presidente Chávez renovando nosso apelo para trabalhar por esses nobres objetivos", concluiu o secretário geral da ONU em sua homenagem a Chávez. 

Fonte: Prensa Latina