Prefeitura de Fortaleza prepara Conferência Municipal das Cidades

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou no último mês, decreto convocando a 5ª Conferência Municipal das Cidades, que será realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e da Coordenadoria Especial de Participação Popular, nos dias 23 e 24 de maio de 2013.

Na próxima sexta-feira (15/03), às 14 horas, na sede do gabinete da vice-prefeitura de Fortaleza, os órgãos responsáveis pela Conferência Municipal irão instalar a Comissão Preparatória da atividade, conforme estabelece o edital nacional, atendendo ao percentual de participação para cada segmento, com representantes do poder público, movimentos populares, sindicatos de trabalhadores, empresários, Organizações Não Governamentais (ONGs), das entidades profissionais e acadêmicas. As organizações terão contato formalizado no decorrer desta semana, através de ofício, emitido pela Habitafor.

A Conferência

O evento é etapa local da 5ª Conferência Nacional das Cidades, previsto para acontecer entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília. A convocação atende à resolução do Conselho Nacional das Cidades, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, do Governo Federal. Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!", a Conferência reunirá diversos setores da sociedade para discutir a Política e Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano, assim como definirá prioridades de ação a serem propostas ao Governo Federal. Durante o evento, também serão eleitos os delegados representantes do município de Fortaleza para a etapa nacional da atividade.

A Conferência será presidida pela presidente da Habitafor, Eliana Gomes, com coordenação composta também pela secretária executiva deste mesmo órgão, Olinda Marques, e pelo secretário do Iplanfor, Eudoro Santana. "O nosso desejo é construir uma política urbana voltada para os anseios do povo, sobretudo, com planejamento participativo. O desafio da Conferência é aprofundar esse debate e construir um conjunto de prioridades que foque, especialmente, saídas para as questões da habitação, da regularização fundiária e do desenvolvimento em nossa cidade", aponta Eliana Gomes.

A programação será composta por ato público, painéis, grupos de debate e plenária final, destacando as discussões para a garantia do direito à cidade e da gestão democrática da política de desenvolvimento urbano de Fortaleza.

Serviço

Instalação da comissão preparatória da 5ª Conferência Municipal das Cidades

Data: 15/03/2013
Hora: 14h30
Local: Gabinete da Vice-Prefeitura (Av. Luciano Carneiro, 2235 – Vila União)
Informações: 3488-3384 (Assessoria de Comunicação- Habitafor)

Fonte: Assessoria da Habitafor