PCdoB amplia presença na administração de Rio Claro

O PCdoB da cidade de Rio Claro comemora a boa fase no município. Ao lado do crescimento eleitoral na eleição de 2012, o partido também ampliou a participação na atual administração municipal do prefeito reeleito Du Altimari (PMDB). Em visita ao Comitê Estadual nesta quarta-feira, 13, os dirigentes fizeram uma balanço da atuação local.

Dirigentes do PCdoB de Rio Claro - Railídia Carvalho

“Dialogamos com todas as forças políticas locais e estamos debruçados sobre o planejamento para 2016", declarou Luiz Carlos, presidente do PCdoB na cidade.

Apesar da votação ter aumentado, o partido não conseguiu coeficiente para eleger um vereador. “Em 2008 tivemos 800 votos com a nossa chapa e desta vez foram aproximadamente 2.500”, ressaltou Luiz. Segundo ele, o partido também trabalha para conseguir uma cadeira na Câmara.

A responsabilidade na administração municipal mais que dobrou para o PCdoB de Rio Claro. Na gestão anterior o partido ocupava duas diretorias e duas assessorias. Atualmente, tem os titulares das diretorias de Esportes, com Américo Valdanha;Cultura, com Renê Mainardi;Saúde, com Edson Rodrigues e a diretoria no gabinete do Prefeito, com Luiz Carlos.

O PCdoB ainda mantém o secretário do Conselho Municipal de Saúde, que é Rafael Covello, e assessora a secretaria de Cultura com Benedito da Silva. “É uma participação muito representativa para o partido que busca aprimorar as ações da última gestão além de inaugurar novas”, disse Luiz. Ele atua no gabinete do prefeito atendendo as demandas de Juventude, Igualdade Racial, Mulheres e terceira idade.

Conquistas

Os avanços nas áreas da cultura e saúde da gestão anterior credenciaram os quadros do PCdoB de Rio Claro a assumir novas tarefas. “Na saúde trouxemos o Samu e a Upa para a cidade e ampliamos o programa Saúde da Família”, contou Luiz. A meta atual é ampliar a rede de atenção básica.

A reforma e reativação do teatro do centro cultural Roberto Palmari, que homenageia o cineasta nascido em Rio Claro, também foi uma metas cumpridas pelo partido na diretoria de cultura, que tinha Luiz como titular na última gestão.

“Era um teatro de 500 lugares que estava sem funcionar. A reativação contribuiu muito para a aumentar a frequência ao centro cultural que registra cerca de 60 mil pessoas passando por lá a cada ano”, detalhou Luiz.

Carnaval

Militantes e simpatizantes do PCdoB de Rio Claro também organizam um bloco de carnaval, criado em 2002 e que voltou a desfilar na gestão do atual prefeito. O tema do samba enredo é voltado para questões sociais e políticas. Neste ano, o tema foi o 13° Congresso do partido que acontecerá no final do ano.

“O partido está em um bom momento na cidade. Durante a campanha do ano passado aumentamos em 30% o nosso número de filiados. Investimos também na preparação da militância com a realização do curso do programa socialista aqui”, informou Luiz.

Rio Claro é uma cidade de médio porte no estado de São Paulo. Possui 187 mil habitantes e abriga nas produção fabril grande parte dos trabalhadores locais. Luiz vê atualmente o aumento da criminalidade, ao lado de melhorias na rede pública de saúde, como desafios para a administração.

Os dirigentes do PCdoB foram recebidos no Comitê Estadual, em São Paulo, pelo secretário de Organização, Marcelo Cardia, e também por Alessandra Costa, a keka, da secretaria de Quadros, e Bruno Prado, do Estadual.

De São Paulo, Railídia Carvalho