Assis pressiona por votação de projetos para os trabalhadores

A pauta de lutas dos trabalhadores e a de defesa do desenvolvimento nacional ganham destaque na agenda do deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) até a próxima semana. 

assis melo e henrique alves - Elias Lima

Na quarta e na quinta desta semana, o parlamentar defendeu temas importantes, como a regulamentação da profissão de motorista na primeira reunião da comissão especial, a qual passou a integrar como membro. As posições sobre jornada de trabalho e a necessidade de ampliar os direitos da categoria foram feitas na quarta, após audiência na Comissão do Trabalho, onde Assis também é membro titular.

Nesta sexta, Assis usará o grande expediente da Câmara, às 11h15min, para fazer um pronunciamento voltado à ampliação de direitos da classe trabalhadora. Na segunda, haverá sessão solene, proposta por ele, para homenagear os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que, por sua vez, é funcionário da entidade classista, como médico licenciado, já confirmou presença na solenidade.

À tarde, na segunda, Assis será o mediador de debate sobre a extinção do banco de horas, que começa às 15h. A atividade é promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento e Valorização do Trabalho, coordenada por Assis.

Um dia após se posicionar na comissão especial sobre a profissão de motorista, Assis recebeu em seu gabinete o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Tito Lopes, para discutir os encaminhamentos da comissão especial destinada a debater e propor modificações à Lei 12.619/2012, que regulamenta a profissão de motorista. Na ocasião, ficou acertada a apresentação de um requerimento, por parte de Assis, para que seja realizado uma audiência pública para debater o tema.

Na sequência, Assis fez uma visita de cortesia ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, o deputado solicitou apoio do presidente para a constituição de Comissão Especial para analisar a PEC 123/2011, que trata da proteção da indústria nacional, bem como o apoio para que a Mesa Diretora aprove o projeto de resolução 132/2012, que Institui o Prêmio Dignidade no Trabalho, a ser concedido pela Câmara dos Deputados a pessoas físicas e jurídicas que promovam ações em defesa do Trabalho Decente, cuja relatoria está a cargo do deputado André Vargas (PT/PR), vice-presidente da Câmara.

O deputado Henrique Alves parabenizou a iniciativa de Assis ao afirmar que a instituição desta premiação pela Câmara dos Deputados seria importante para registrar as contribuições de personalidades e instituições às causas trabalhistas.

Agradecimento ao PAC Mobilidade para Caxias

Paralelo às agendas voltadas aos trabalhadores, o deputado Assis Melo participou nesta quinta de audiência com a Ministra Miriam Belchior na presidência da Câmara dos Deputados. Na ocasião, parlamentar fez questão de agradecer a inclusão no PAC da Mobilidade os recursos destinados à Caxias do Sul, que ficaram na ordem de R$ 110,3 milhões.

Fonte: Assessoria dep. Assis Melo