FMI envia delegação ao Egito, em negociações para empréstimo
Uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) chegará ao Cairo, capital do Egito, neste domingo (17) para prosseguir com as negociações relativas a um empréstimo de 4,8 bilhões de dólares.
Publicado 15/03/2013 11:42
O crédito está destinado a equilibrar o orçamento nacional, que demonstra um déficit de 13% e que, segundo estimativas, poderá chegar a 18 bilhões de libras egípcias (cerca de 2,7 bilhões de dólares) até o final do ano.
As negociações para a concessão dos fundos estão estancadas devido à crise política que o Egito vive, agudizada desde novembro passado pela colisão entre o presidente Mohamed Mursi e seus opositores da Frente de Salvação Nacional.
No final do ano passado, as conversações para o repasse de fundos pelo ente financeiro pareciam concluídas, mas pouco depois chegaram a um impasse.
Na semana passada, o FMI propôs conceder um empréstimo de emergência de 750 milhões de dólares, que as autoridades egípcias rejeitaram.
Outro obstáculo nas negociações são as demandas já tradicionais por austeridade fiscal do FMI (sempre dirigida aos gastos sociais essenciais para a população, essencialmente), entre elas a retirada dos subsídios ao combustível e ao pão, aceitas em princípio pelas autoridades egípcias, mas adiadas devido aos distúrbios políticos no país.
Com Prensa Latina,
Da Redação do Vermelho