Aldo: Maracanã vai estar pronto para Copa das Confederações

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reiterou nesta quarta-feira (13) que o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, vai estar pronto para os jogos teste anteriores à Copa das Confederações da Fifa de 2013.

Apenas convidados terão acesso aos dois primeiros jogos teste, marcados para os dias 27 de abril e 8 de maio. No dia 2 de junho, haverá o jogo amistoso entre a Inglaterra e o Brasil, que será aberto ao público.

Aldo Rebelo participou, na manhã desta quarta, da segunda reunião de alinhamento e integração dos planos operacionais da Copa das Confederações da Fifa 2013, no Rio de Janeiro. A primeira aconteceu nesta terça-feira (12) em Brasília e amanhã o encontro será em Fortaleza, até completar todas as cidades-sede dos jogos.

“A Copa das Confederações tem envergadura mais modesta que a Copa do Mundo, mas é um evento fundamental para o desempenho da própria Copa do Mundo. A nossa performance condiciona não só a expectativa e o julgamento, mas os próprios planos operacionais para a Copa de 2014”, comentou ele. “Por isso, todo esse esforço de realizar essas reuniões preparatórias e de integração para antecipar ou prevenir qualquer margem de risco para o êxito do evento.”

O ministro disse que não está preocupado com a fase final dos preparativos para a Copa das Confederações, e sim acompanhando atentamente áreas importantes de infraestrutura e mobilidade para a garantia do sucesso dos próximos eventos esportivos no país.

“Quando você diz que tem preocupação com tal área, a leitura que se faz é de que há um problema grave com tal área. Se disser que não está preocupado, a impressão é que você não está nem ligando para o que está acontecendo. A palavra preocupação vem carregada de interpretações. Portanto, prefiro dizer que estamos acompanhando atentamente todas as áreas.”

Os jogos da Copa das Confederações da Fifa 2013 vão ser realizados entre os dias 15 e 30 de junho no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

O secretário da Casa Civil do governo do estado do Rio, Regis Fichner, garantiu que o Maracanã não vai fechar para mais obras, após o término da Copa das Confederações. O prefeito Eduardo Paes declarou que deve decretar ponto facultativo ou meio-expediente em repartições públicas no dia do jogo, que está marcado para 20 de junho, uma quinta-feira.

Fonte: Agência Brasil