Região do ABC inaugura ciclo de plenárias

Na última sexta-feira, 15, representantes dos comitês municipais do PCdoB da macrorregião do ABC paulista estiveram reunidos na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Na pauta, preparação para o 13° Congresso do partido e projeto político para 2014. Estiveram presentes dirigentes de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano e Ribeirão Pires.

A reunião foi coordenada pelo secretário de Finanças do Comitê Estadual do PCdoB paulista, Vanius Oliveira. “Foi a primeira reunião que tivemos após as eleições e que só veio a confirmar a sintonia entre o ABC e a linha política do partido no Estado”, afirmou Vanius. Segundo ele, os dirigentes estão atentos aos prazos de filiação e também comprometidos com o projeto político.

Apesar de as próximas eleições acontecerem em 2014, os prazos para filiação, por exemplo, se encerram em outubro deste ano. As metas do partido são apresentar chapa própria para deputado estadual e fortalecer uma composição com outros partidos para a disputa em nível federal.

Chapas fortalecidas

“A reunião foi importante também para compartilharmos as orientações e darmos prosseguimento às ações de filiação. Será movimentando o partido através das conferências, por exemplo, é que podem aparecer nomes expressivos que possam compor as nossas chapas”, lembrou Laércio Soares, ex-vereador e presidente do PCdoB de Diadema.

Na opinião de Fábio Gandia, presidente do comitê municipal de São Caetano do Sul, a eleição de vereadores comunistas em cidades que o partido nunca teve representação no legislativo desenha uma situação favorável para as eleições.

“Mesmo em cidades que não conseguimos eleger por algumas dificuldades mas tivemos presença expressiva e atingimos um amadurecimento político que será importante nessa disputa”, afirmou Fábio. Foram eleitos três vereadores no ABC, dois em São Bernardo, Walter Tavares e Martins Martins, e Eder Xavier, em São Caetano.

A preparação da chapa própria para deputado estadual parte dos vereadores eleitos em 2012. “Os vereadores eleitos são pré-candidatos naturais na chapa para deputado. Paralelo a isso temos que chegar fortalecidos para federal para eleger no mínimo três deputados. A eleição é em 2014 mas a montagem das chapas se dá agora, em 2013”, acrescentou Vanius.

13° Congresso e 91 anos

Além do projeto político, a reunião debateu a preparação para o 13° Congresso que será realizado no final deste ano assim como tratou da mobilização para o ato político que será realizado dia 25 de março, na Câmara Municipal de São Paulo, para comemorar os 91 anos do PCdoB.

Segundo Vanius, serão realizadas cerca de 20 plenárias no Estado para disseminação das orientações do Comitê Estadual acerca do projeto político eleitoral para 2014 e 13° Congresso.

De São Paulo, Railídia Carvalho