Chico Lopes estranha convite de Temer às empresas dos EUA

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) demonstrou preocupação com as palavras do vice-presidente, Michel Temer, que, em discurso durante o 8º Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos, nesta terça-feira (19), convidou as empresas estadunidenses a participarem dos leilões de concessões de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias e de todas as etapas da cadeia do petróleo e não apenas da exploração, ao longo dos próximos anos.

Para o deputado comunista, os partidos de esquerda sempre se empenharam em garantir a liberdade e autonomia da América Latina contra a dominação americana; e que conseguiram isso por meio da liderança do ex-presidente Lula, estranham que o vice-presidente do Governo Dilma, que tem tido comportamento semelhante ao de Lula, aja “como mercador, logo para os Estados Unidos”, destacou, lamentando profundamente a atitude de Temer.

“Se é licitação, se é leilão, porque convidar ou oferecer um e outro? Será que é resquício do tipo de privatização que aconteceu no passado no Brasil? indaga. “Ele que responda ao povo brasileiro”, disse o parlamentar, para quem o governo federal deve uma explicação a nação .

No exercício da Presidência da República enquanto a presidenta Dilma Rousseff está em viagem ao Vaticano, Temer pediu que as empresas dos Estados Unidos se engajem nas rodadas de licitação que serão promovidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), participando de todas as etapas da cadeia do petróleo e não apenas da exploração.

Infraestrutura e petróleo e gás foram as duas áreas destacadas por Temer como as que trazem “imensas oportunidades” para o investidor norte-americano no Brasil. O vice-presidente falou a empresários da área de energia, gás natural, equipamentos agrícolas e representantes do governo dos Estados Unidos, além de empresários brasileiros com atividade naquele país.

Temer enfatizou que a relação entre o estoque de investimentos norte-americanos no Brasil e o estoque de investimentos brasileiros nos Estados Unidos passou de 40 para 1 em 2010 para 8 para 1 atualmente. As empresas brasileiras têm investimentos da ordem de US$13 bilhões, ocupando a 12ª posição entre os principais investidores estrangeiros nos Estados Unidos. As 400 empresas norte-americanas instaladas no Brasil têm um estoque de investimentos de US$ 100 bilhões, um quinto do total de investimentos estrangeiros no país.

Da Redação em Brasília
Com agências