Defesa Civil de Olinda participa de treinamento para desastres

A Defesa Civil de Olinda participou, na manhã desta sexta-feira (15), de um simulado para prevenção de desastres naturais. A atividade aconteceu na Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, considerado um dos pontos de risco da cidade.

O treinamento foi o exercício final de um curso promovido pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco junto aos municípios da Região Metropolitana do Recife visando à chegada do período de inverno.

Ação de hoje contou com o apoio e a participação da Guarda Municipal de Olinda, Bombeiros, SAMU, CODECIPE (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco) e da própria comunidade do bairro de Águas Compridas. Foi simulado o resgate de uma pessoa soterrada, a sua imobilização e retirada do local. O Corpo de Bombeiros deu todas as instruções para a remoção até a entrada da vítima na ambulância quando, só então, segue para um hospital.

Segundo Mário Cavalcanti, secretário da Casa Militar, a quem a Defesa Civil de Pernambuco está vinculada, é o ponto final de um curso que visa à prevenção de desastres em pontos de risco durante os períodos de chuva. “Não queremos que os acidentes aconteçam. Por isso, trabalhamos com a conscientização da população para evitar o acúmulo de lixo nos morros e a manutenção da vegetação, por exemplo. Mas, caso seja necessário, os agentes da defesa civil dos municípios estarão mais preparados para atuar em situações de desastres”, disse o secretário.

O curso para a prevenção de desastres aconteceu durante toda esta semana, na sede da CODECIPE, e contou com representantes de 14 municípios da Região Metropolitana. A iniciativa tem sete módulos e cada um acontece numa mesorregião diferente do Estado. O primeiro foi realizado com as cidades da Zona da Mata Sul, entre os dias 26/02 e 01/03. O exercício prático aconteceu em Palmares. Já o segundo módulo foi direcionado para a Mata Norte com treinamento em Goiana.

Na próxima semana, a Secretaria Nacional de Defesa Civil deve promover um novo curso com 25 municípios pernambucanos. Ao fim deste, a CODECIPE volta a realizar seus módulos nas demais mesorregiões. “Olinda faz ações preventivas nos morros durante os 12 meses do ano e no inverno intensifica o trabalho com a limpeza de canais, galerias e canaletas, além da vistoria nos pontos de risco. O curso da Defesa Civil de Pernambuco só vem a acrescentar e atualizar os nossos agentes com o objetivo de melhorar os nossos serviços”, disse a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes.

Fonte Site da Prefeitura de Olinda