Encontro regional do PCdoB reúne 200 lideranças em Itabuna (BA)
Cerca de 200 lideranças de 31 municípios do Litoral Sul, Médio Rio de Contas e Itapetinga participaram na última terça-feira (19/03) do Encontro Regional do PCdoB, realizado em Itabuna, no Sul da Bahia. O objetivo do encontro foi definir a atuação política do partido este ano com vista às eleições de 2014, quando serão eleitos novos deputados estaduais e federais, além dos cargos majoritários de senador, governador e presidente da República.
Publicado 20/03/2013 19:32 | Editado 04/03/2020 16:17
“Nosso partido saiu extremamente fortalecido das eleições municipais, principalmente aqui na região, quando jogamos papel importante na eleição dos prefeitos dos dois maiores municípios da região, Jabes Ribeiro, de Ilhéus, e o companheiro Vane, de Itabuna”, ressaltou Davidson Magalhães, vice-presidente do Comitê Estadual do PCdoB-BA.
“Elegemos também Marquinhos de Itagibá, um município importante da região, o vice de Uruçuca, Marcelo Dantas, e ampliamos o número de vereadores”, pontuou Davidson Magalhães, que também é dirigente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).
Davidson analisou ainda o quadro político nacional que, para ele, é amplamente favorável à reeleição da presidenta Dilma Rousseff e a eleição do sucessor do governador Jaques Wagner. “O povo não vai trazer de volta o retrocesso representado pelo PSDB. Vai manter o projeto político que tem assegurado avanços para a sociedade”.
A estratégia do PCdoB para 2014 é ampliar para cinco o número de deputados estaduais e elevar para três os parlamentares federais da legenda na Bahia. Nacionalmente, o partido quer eleger 20 deputados federais. Professor universitário, economista e dirigente comunista há 30 anos, Davidson Magalhães é um dos nomes na disputa por vagas na Câmara Federal.
“É para coroar uma história de luta e dedicação em defesa da sociedade há mais de 30 anos”, disse o médico e secretário municipal da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, que ao lado de Davidson, Fátima Freire e o já falecido Gustavo Silveira junto com outros dirigentes, foram responsáveis por reorganizar a legenda na região na década de 80.
O dirigente estadual da legenda e vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, disse que a tática do PCdoB é contribuir para realizar um grande governo nas cidades onde participa da gestão. “A nossa legenda está crescendo. Vamos ter candidato ao governo do Maranhão, com o atual presidente da Embratur , Flávio Dino, e na Bahia assegurar os mandatos de Alice Portugal e Daniel Almeida e eleger um grande quadro que é Davidson”.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro