Maduro tem 18 pontos de vantagem sobre Capriles, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela empresa Hinterlaces, publicada nesta terça-feira (19), revela que o candidato pelo Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), Nicolás Maduro, tem 18 pontos percentuais de vantagem com relação ao opositor da Mesa da Unidade (MUD), Henrique Capriles Radonsky, nas eleições que serão celebradas em 14 de abril.

Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Mulher conversa com o vice-presidente Nicolás Maduro (à direita) durante cortejo fúnebre de Hugo Chávez

A pesquisa revela que 70% da população consideram que a Revolução Bolivariana, instaurada pelo comandante Hugo Chávez ajudou a Venezuela. Esta consulta foi concluída em 16 de março e visitou 1.100 residências em todo o território venezuelano.

Segundo a sondagem, Maduro obteria 53% dos votos, enquanto Capriles teria 35% de apoio. [Se levarmos em conta apenas os votos válidos o resultado seria: 60,22% para Maduro e 39,78% para Capriles].

Esta informação foi revelada pelo presidente da Hinterlaces, Oscar Schemel, no fórum Eleições Presidenciais 2013, realizado em Caracas.

O levantamento revela ainda que 61% dos entrevistados acreditam que o candidato do PSUV ganhará as eleições e indica que 69% dos que responderam o questionário consideram que o governo Chávez foi positivo.

Outro levantamento, feito pela ICS dá a Maduro 58,2% de intenção de voto, enquanto Henrique Capriles tem 40,5%.A diferença é de 11%.

Na segunda-feira (18), o Datanálisis divulgou uma pesquisa indicando uma vantagem de 14,4 pontos de Maduro frente a Capriles. A sondagem foi feita entre 11 e 13 de março e foi a primeira pesquisa divulgada após a morte de Hugo Chávez, em 5 de março.

Da Redação do Vermelho