Síria pede investigação da ONU sobre o uso de armas químicas

O governo sírio pediu a ONU que seja criada uma equipe neutra e exclusiva para investigar o uso de armas químicas contra os habitantes em Khan al-Assal, na província de Aleppo, no norte da Síria. A afirmação foi feita na quarta-feira (20) por Bashar Jafari, representante da Síria na ONU.

Segundo Jafari, o governo sírio quer mostrar sua boa vontade com a comunidade internacional, pois mesmo que o governo tivesse armas químicas, nunca iria usa-las contra o seu próprio povo.

O vice-chanceler russo, Gennady Gatilov, afirmou ontem que até agora ainda não há provas credíveis que confirmem o uso de armas químicas nos conflitos sírios. Ele pediu uma investigação cautelosa sobre o assunto.

Segundo informou na terça-feira (19) a televisão oficial da Síria, as forças da oposição síria usaram foguetes em Aleppo com substâncias químicas, deixando pelo menos 25 mortos e 130 feridos.

No entanto, a oposição síria negou o uso de armas químicas e acusou o exército do governo sírio de ter usado armas do gênero nos confrontos.

Fonte: Rádio Internacional da China