Aldo Rebelo: Confiança no Brasil

De torneio em homenagem ao rei da Arábia Saudita, em 1992, a Fifa converteu a Copa das Confederações, a partir de 2001, em uma prévia da Copa do Mundo que se realiza a cada quatro anos.

Por Aldo Rebelo

Um de seus objetivos extracampo é azeitar a infraestrutura do país anfitrião, sobretudo os estádios, para que, no ano seguinte, o grande espetáculo mundial do futebol se realize sem transtornos. A de 2013 vai ser travada no mês de junho em seis cidades do Brasil – Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Até o começo desta semana, torcedores de 138 países já haviam comprado 475.389 ingressos. A procura superou a oferta, obrigando a Fifa a cadastrar os interessados para, em seguida, sortear os compradores. Estão esgotadas as entradas para o jogo de abertura do Brasil com o Japão, em Brasília, e com a Itália, em Salvador. Segundo a Fifa, a maior parte dos pedidos é do Brasil, seguido de Estados Unidos, México, Espanha, Japão, Alemanha, França, Itália e Argentina.

A Copa das Confederações de 2013 terá, além da brasileira, seleções campeãs regionais ou continentais, na melhor composição do torneio até agora, com quatro vencedores de Copas (Brasil, Espanha, Itália e Uruguai), além de Japão, Taiti, México e Nigéria. Anfitriões, vamos oferecer o que há de mais moderno em estádios, alguns já inaugurados, com comodidade inéditas entre nós para o torcedor.

A hospedagem é garantida pela infraestrutura e tradição turística das cidades-sede, acostumadas a receber multidões. Recife, Rio de Janeiro e Salvador acolhem mais de um milhão de turistas no Carnaval, enquanto para a Copa de 2010 na África do Sul acorreram 310 mil estrangeiros.

A venda relâmpago e recorde dos ingressos para a Copa das Confederações é o primeiro indicador de que o mundo confia na capacidade brasileira de organizar os megaeventos esportivos.

*Aldo Rebelo (PCdoB) é Ministro do Esporte

Fonte: O Povo