BA: Sistema de água encanada beneficia mais de 15 mil pessoas

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água, dois sistemas de abastecimento de água nas cidades de Juazeiro e Curaçá, na região norte da Bahia. A obra atende a comunidades rurais que enfrentam a seca e, apesar de viverem nas proximidades do Rio São Francisco, não tinham acesso à água.

A inauguração foi realizada pelo governador Jaques Wagner, pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). Amanhã (23), será a vez da zona rural da cidade de Glória, localizada também no Vale do São Francisco, receber um sistema de abastecimento. No total, foram investidos R$ 45 milhões nos três sistemas, que irão beneficiar mais de 15 mil pessoas de 78 comunidades rurais.

Durante a inauguração, os três representantes do poder público assinaram ordens de licitação para as obras que beneficiarão Juazeiro: 20 km de adutora, que vai de Junco Salitre a Curral Novo, e 20 km de pavimentação de estrada vicinal da EB100 a Capim de Raiz, além de R$ 10 milhões para construção de aterro sanitário do consórcio Juazeiro-Sobradinho.

Wagner ressaltou a necessidade de direcionar ações para minimizar os efeitos da seca e disse também que outras iniciativas virão para Juazeiro. O governador afirmou que prefere se concentrar no que já é concreto, ao fazer referência aos novos pedidos feito pelo prefeito Isaac Carvalho, como a extensão da adutora do forró, mais adutoras para o Salitre, o projeto Serra da Madeira, bem como recuperação e pavimentação de estradas. “O prefeito Isaac já está me pedindo mais obras. Eu entregando obra e ele pedindo coisa nova. Mas, quem é prefeito, deve pedir, mesmo”, declarou.

Isaac Carvalho agradeceu ao governador pelo empenho junto ao Ministério da Defesa na reabertura da Ilha do Fogo e também pela presença do Estado na cidade em várias áreas como infraestrutura, saúde, social, agricultura dentre outras. “O governador tem criado condições para o desenvolvimento de Juazeiro”, enfatizou o prefeito.

Para a presidente da União das Associações do Vale do Salitre (UAVIS), Eliete Leite da Paixão, todos os anos de luta valeram a pena, mesmo sabendo que algumas comunidades ainda precisam de água, mas reconheceu a aliança das três esferas de poder no desenvolvimento da região. “O prefeito Isaac já vinha articulando para que isso acontecesse e agora a adutora é uma realidade. Ainda faltam algumas localidades para receber esta água, mas já está sendo feito o estudo de viabilidade. Acreditamos que em breve as coisas vão melhorar ainda mais”, concluiu.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências