GDF irá ampliar proteção das águas

Além de aderir ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas, DF se candidata a sediar o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018.

O Governo do Distrito Federal firmou o compromisso de fortalecer as ações para proteger os recursos hídricos do DF. A meta foi formalizada com a adesão ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), lançado ontem pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com isso, o DF se torna a primeira unidade da Federação a aderir ao Progestão. A cada ano, os Estados que adotarem o programa serão avaliados e receberão R$ 750 mil pelo desenvolvimento de ações sustentáveis. "Proteger as águas e garantir sua manutenção faz parte das nossas metas. Nós queremos que Brasília se torne a cidade mais sustentável do mundo", destaca o governador Agnelo Queiroz.

Durante a assinatura do termo de adesão, o governador também anunciou a candidatura de Brasília para sediar o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018. O evento ocorre a cada três anos, desde 1997, e sua última edição ocorreu no ano de 2012, em Marselha. A capital concorre com Catar, Dinamarca e Rússia. O documento oficial para concorrer será entregue até 31 de maio deste ano.

"Brasília se torna cada vez mais central no debate sobre o desenvolvimento sustentável e tem demostrado preocupação com o meio ambiente", finalizou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela lembrou ações do governo em favor do meio ambiente, entre elas a execução do projeto para desativar o lixão na Estrutural, e a revitalização de 72 parques ecológicos.