Lula Morais anuncia avanços no Pacto pelo Pecém

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última sexta-feira (22/03), a finalização de mais uma fase do Pacto pelo Pecém. Promovido há dois anos pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, presidido pelo parlamentar, o Pacto pelo Pecém tem como meta construir um diagnóstico do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).c

“O encontro que está se realizando finaliza, de forma coletiva, o trabalho realizado nos últimos dois anos, fazendo uma revisão crítica do que foi escrito. Neste período, diferentes segmentos discutiram os desafios postos para a instalação do Complexo do Pecém, com as suas empresas âncoras, refinaria e siderúrgica, que vão transformar a realidade econômica do nosso Estado”, observou. Segundo adiantou, a previsão para a apresentação do diagnóstico completo do Pacto pelo Pecém é de 30 dias.

De acordo com Lula Morais, em pleno funcionamento, o Complexo proporcionará a duplicação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, além de 34 mil vagas de trabalho. “Em um prazo de cinco anos, temos de mobilizar as pessoas para o trabalho. O obstáculo que está posto é a péssima qualidade do ensino básico”, salientou.

O parlamentar acrescentou que o Programa Alfabetização na Idade Certa, do Governo do Estado, vem promovendo melhoras nesse processo. Ele alertou que o Pacto do Pecém também vem tratando de questões como mobilidade urbana e preservação ambiental.

Durante o seu pronunciamento, Lula Morais parabenizou o editorial de hoje do jornal O Povo, intitulado “Correção da memória histórica e democracia”, que trata do ato simbólico da Câmara dos Deputados de aprovar projeto que declarou nula a cassação dos deputados do antigo Partido Comunista do Brasil, (PCB), realizada em janeiro de 1948. “Não há democracia sem a pluralidade política”, disse Lula. Em aparte, o deputado Paulo Facó (PTdoB) frisou que “resgatar os direitos políticos de Luís Carlos Prestes é de grande importância”.

Dia da Abolição

Durante o seu pronunciamento, Lula Morais destacou também o Dia da Abolição Oficial da Escravidão no Ceará, comemorado nesta segunda-feira (25/03), com feriado estadual.

Instituída em 2011 por meio de uma emenda constitucional, de autoria do parlamentar, a data remete ao pioneirismo do Ceará no processo de abolição da escravatura, em 25 de março de 1884. Na avaliação do deputado, a Assembleia Legislativa do Ceará “fez história” ao aprovar o Dia da Abolição. “Essa data não poderia ser outra. Apenas seis estados do Brasil têm definição de Carta Magna”, disse.

Fonte: Agência de Notícias da AL