25 de Março: dupla comemoração no Ceará

*
Se os comunistas em todo o Brasil têm muito o quê comemorar no dia 25 de março, os comunistas cearenses comemoram em dose dupla.

Primeiramente, porque o PCdoB completa 91 anos bem vividos. Quase um século de lutas e conquistas, junto com o nosso povo trabalhador: o direito de voto feminino, a jornada de oito horas por dia de trabalho, a vitória contra o nazi-fascismo na segunda grande guerra, a criação da Petrobrás, o décimo-terceiro salário, etc.

Mais recentemente, a derrota da ditadura em 1985, quando, com o nosso apoio militante e o nosso voto, ajudamos a eleger Tancredo e Sarney no Colégio Eleitoral, iniciando a transição democrática, e, mais recentemente, os dez anos dos governos Lula e Dilma, que descortinam a possibilidade de construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento com a valorização do trabalho, da democracia, da soberania do País e da Paz entre as nações.

Por último, o Ceará festejará também a sua data magna. A inauguração da UNILAB, em 2010, pelo ex-presidente Lula, trouxe consigo o resgate do papel de nossa terra na luta pela abolição da escravatura. Essa vitória histórica, que começou pela cidade de Redenção-CE, se tornou, por iniciativa do deputado estadual Lula Morais, a data maior de nosso Estado, demonstrando a valentia cearense de abolir a escravatura, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Pelo seu pioneirismo, o Ceará passou a ser conhecido como a “Terra da Luz e Berço da Liberdade”. Para desgosto dos viúvos e viúvas da Casa Grande, a partir de agora, festejaremos esta grande vitória de nosso povo contra a exploração do trabalho escravo.

Tais conquistas precisam ser valorizadas e devem estimular a atual geração de comunistas a seguir adiante, empunhando a bandeira da verdadeira emancipação nacional e social de nosso povo, que se efetivará com a construção da nova sociedade socialista, cujo objetivo central é a abolição de todo tipo de exploração do trabalho.

Pelo fim da exploração do trabalho!

Viva o 25 de março!

* Editorial do jornal "Camarada", do Comitê Muncipal do PCdoB/Fortaleza