Alice elogia presença de farmacêuticos nas unidades do SUS

A deputada Alice Portugal (PCdoB) elogiou a aprovação, na semana passada, do Projeto de Lei de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que torna obrigatória a presença de profissional de farmácia nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trata-se de uma vitória da sociedade brasileira, uma vez que a assistência farmacêutica constitui uma das atribuições do SUS e está intrinsecamente ligada à promoção da saúde”, disse.

Alice Portugal, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, afirmou que há anos os profissionais de farmácia lutam para mudar esta situação que perdura no SUS, onde boa parte das unidades de saúde pública do país não conta com o farmacêutico como responsável por essa assistência.

Para Alice “tal ausência faz com que o manuseio de produtos farmacêuticos seja feito por pessoas que não possuem a qualificação adequada para o exercício dessa função, gerando riscos para a saúde da população”, pontuou.

A deputada destacou que o profissional que melhores condições reúne para garantir a qualidade de um medicamento é o farmacêutico, “pois tem a sua formação dirigida ao medicamento. Sem o farmacêutico, todo o programa de Assistência Farmacêutica resultaria inevitavelmente, em má qualidade”.

A deputada parabenizou a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados; o relator do projeto, deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES); como também a senadora Vanessa Grazziotin pela aprovação do projeto.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Alice Portugal