Oficial israelense: Relações com Turquia não porão fim a bloqueio

A retomada dos laços diplomáticos com o governo da Turquia não obriga o regime de Israel a levantar o bloqueio contra a Faixa de Gaza, segundo o assessor de segurança nacional do regime israelense, Yaakov Amidror, em declarações feitas neste domingo (24). 

Em alusão à normalização das relações entre o regime de Tel-Aviv e o de Ankara, o político israelense especificou que esta retomada não força Israel a levantar o bloqueio contra Gaza. Disse também que caso o regime se veja mais ameaçado do que antes, ainda intensificará o bloqueio.

Leia também:
Turquia e Israel retomam relações depois de acordo e desculpas
Pedido de desculpas de Israel é jogada para golpear a Resistência

O governo sionista de Israel anunciou nesta sexta-feira (22) a retomada plena das relações diplomáticas com a Turquia, depois de uma ligação feita pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, em que pediu desculpas pelo ataque israelense à flotilha humanitária turca que levava ajuda a Gaza, em 2010.

O voverno de Ankara havia exigido uma desculpa oficial do regime israelense pelo ataque, a indenização às famílias das vítimas e o fim do bloqueio a Gaza como condições prévias à normalização das relações bilaterais.

Em 31 de maio de 2010, o regime israelense atacou a flotilha Liberdade com destino a Gaza, com cera de 10 mil toneladas de ajuda humanitária a bordo. Nesta agressão, nove cidadãos turcos foram mortos e cerca de 50 pessoas ficaram feridas. O acontecimento levou o governo turco a cortar, aparentemente, todas as relações diplomáticas com seu antigo aliado.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho