PCdoB-ES se reúne com Casagrande e defende unidade política

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu nessa segunda-feira (25) com a direção estadual do PCdoB no estado. Ronaldo Barboza, presidente do PCdoB-ES, pontuou a ampla e histórica aliança dos comunistas com o partido de Renato Casagrande, o PSB.

Ele falou da necessidade da manutenção da relação para o fortalecimento da base aliada do governo do estado e da presidenta Dilma Rousseff. Ronaldo ponderou ainda as recentes perdas de arrecadação do estado e analisou que esse não é um quadro consolidado e que pode sofrer mudanças em benefício do Espírito Santo.

Para o dirigente estadual, o governo do estado precisa ampliar a interlocução com os movimentos sociais e ter um cuidado especial com a saúde e a segurança – que ainda apresentam resultados ruins que enfraquecem o governo diante da sociedade.

Casagrande disse que a relação com os movimentos sociais é uma preocupação desde o começo do governo, e ressaltou a criação da Subsecretaria de Direitos Humanos, da Coordenação de Movimentos Sociais e agora a instalação da Comissão da Verdade.

Na área da segurança, ele explicou que tem feito muitos investimentos, mas que a violência social ainda tem sido um grande entrave às soluções. “As pessoas ainda resolvem seus problemas de forma violenta, mas várias informações dadas pela mídia não são verdadeiras”, afirmou o governador. Ele exemplificou a crítica à manipulação midiática afirmando que em número de policiais o estado está em 10º lugar, e não no último como o divulgado. “Não somos o pior estado em segurança”, disse o governador.

Ainda assim, Casagrande avaliou que o governo tem que se manter vigilante, investir mais na segurança, estudar a questão da violência e manter o compromisso de não se construir “assoreando” a imagem do governo anterior. Ao contrário, ele destacou a necessidade do reforço e da manutenção da unidade política de consenso construída há alguns anos por diversos grupos políticos – que possibilita um crescimento maior e mais rápido do estado.

Renato Casagrande ainda parabenizou o PCdoB pela eleição do prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, e assumiu o compromisso de contribuir com investimentos para o sucesso do primeiro mandato comunista na cidade.

Estiveram presentes à reunião o secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti, os membros da direção do PCdoB, Ronaldo Barboza, Carlos Augusto Lima Moreira, Eduardo Nascimento, Luiza Dias Barboza, Lucia Duarte, Antônio Ramos, Nodir Colombo, o presidente da CTB-ES, Jonas de Paula, o vereador de Vitória, Namy Chequer, o sub-secretário de esporte do estado, Anderson Falcão e o prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros.

Informações da direção do PCdoB-ES