Campinas pode homenagear fotógrafo João Zinclar

A Câmara Municipal de Campinas vota, nesta segunda (01/04), projeto do vereador Gustavo Petta (PCdoB) que modifica a denominação do Museu da Imagem do Som de Campinas (MIS) para Museu da Imagem do Som de Campinas João Zinclar.

zinclar

João Zinclar é conhecido como o fotógrafo dos movimentos sociais. Além de ser um dos parceiros do MIS, ele realizou exposições, oficinas e palestras voluntárias no Museu. João faleceu em um acidente automobilístico em janeiro de 2013.

Segundo o vereador, a relação do fotógrafo com o museu vai além do seu trabalho fotográfico. “A fotografia foi sua grande paixão por mais de 20 anos, mas nunca esteve dissociada dos compromissos com as causas que considerava justas. João Zinclar foi o principal fotógrafo dos movimentos sociais brasileiros nas últimas duas décadas e registrou a história das lutas sociais de Norte a Sul do País, sobretudo na Região Metropolitana de Campinas. Algumas dessas imagens hoje integram o acervo do Museu”, ressalta Gustavo.

João Zinclar nasceu em Rio Grande (RS) e morou em Campinas por 27 anos. Começou sua vida profissional como metalúrgico tendo exercido, por anos, a representação sindical da categoria. Seus últimos registros fotográficos foram realizados junto ao rio São Francisco e às estradas e estações ferroviárias da antiga Cia. Mogiana.

De Campinas, Agildo Nogueira Junior