Equador sediará reunião da ONU sobre descolonização

A Assembleia Geral das Nações Unidas analisará nesta segunda-feira (1º/4) os preparativos de um seminário regional do Caribe que o comitê de descolonização realizará em maio próximo em Guaiaquil, Equador.

O encontro desta segunda tem o propósito de receber informação de representantes dos chamados Territórios Não Autônomos, especialistas e membros da sociedade civil interessados no processo de descolonização.

O debate contribuirá para esboçar os enfoques de política e modalidades práticas que possam ser aplicadas nessa matéria, segundo um documento que circulou na sede da ONU em Nova York.

O também denominado comitê dos 24 é presidido pelo representante permanente do Equador perante o organismo mundial, Diego Morejón, que acaba de ser reeleito para seguir no cargo.

O nome oficial do corpo é Comitê Especial encarregado de examinar a situação relativa à aplicação da Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos coloniais (resolução 1514 aprovada em dezembro de 1960).

Em sua mais recente sessão organizativa do trabalho para 2013, o órgão decidiu realizar no Equador, pelo segundo ano consecutivo, sua reunião regional sobre a Terceira Década Internacional para a Eliminação do Colonialismo (2011-2020).

Os atuais vice-presidentes do comitê são os embaixadores de Cuba, Rodolfo Reyes, e de Serra Leoa, Rupert S. Davies. Foi confirmado para o cargo de relator pormais um ano o representante da Síria perante o organismo mundial, Bashar Jaafari.

Os demais membros são Antigua y Barbuda, Bolívia, Chile, China, Congo, Costa do Marfim, Dominica, Etiópia, Rússia, Fiji, Granada, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Malí, Nicarágua, Papua Nueva Guinéa e Tanzânia.

Completam a lista Saint Kitts y Nevis, San Vicente y Granadinas, Santa Luzia, Serra Leoa, Timor Leste, Tunísia e Venezuela.

Os territórios a cargo do comitê são as Ilhas Malvinas, Anguila, Bermuda, Ilhas Caiman, Turcas y Caicos, Virgens Britânicas, Monserrat, Santa Elena, Gibraltar e Pitcairn, todas sob controle do Reino Unido.

Igualmente as Ilhas Virgens norte-americanas, Guam e Samoa Americana (as três dos Estados Unidos), Nova Caledônia (França), Tokelau (Nova Zelândia) e o Saara Ocidental (ex-colônia espanhola ocupada pelo Marrocos).

Prensa Latina