Região da Bacia do Jacuípe ganha Centro de Economia Solidária

A Secretaria Estadual de Trabalho, Esporte e Renda (Setre-BA) inaugurou, na última quinta-feira (28/3), mais um Centro Público de Economia Solidária no Estado. O novo equipamento foi instalado no município de Pintadas, na região norte, e vai contemplar outras 13 cidades que fazem parte da Bacia do Jacuípe.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o titular da Setre, Nilton Vasconcelos, o superintendente de Economia Solidária da secretaria, Milton Barbosa, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), além da deputada estadual Neuza Cadore (PT) e prefeitos e vereadores da região.

Para Daniel Almeida, o novo equipamento será também uma alternativa de renda para minimizar o sofrimento da população da região, com os efeitos do longo período de estiagem que atinge a Bahia. “O sertanejo sofre com a seca. Este projeto vai proporcionar a busca de alternativas para este povo”, destaca.

Junto com os outros oitos centros espalhados pela Bahia, o “CESOL – Bacia do Jacuípe” é composto de uma rede de estruturas de desenvolvimento da economia solidária e atendimento aos seus trabalhadoras e trabalhadores.

Com investimentos de R$ 3,2 milhões, o CESOL faz parte do programa Vida Melhor da Setre. A Rede Pintadas, uma entidade não governamental que atua na região, será responsável pela execução do programa.

Os outros municípios da Bacia do Jacuípe contemplados pelo centro são Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom/gabinete do deputado Daniel Almeida