Setre faz mapeamento do trabalho infantil na Bacia do Paramirim

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre-BA), através do secretário Nilton Vasconcelos, realiza, a partir desta segunda-feira (1/4), o mapeamento situacional do trabalho infantil no Território de Identidade da Bacia do Paramirim. O estudo será um dos desdobramentos da visita feita à região, no ano passado, pela 3ª Caravana Bahia Livre do Trabalho Infantil.

A proposta foi apresentada na última quinta-feira (28), durante a reunião ordinária do Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que tem o trabalho infantil como um dos eixos prioritários. Na ocasião, a chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, presidiu o encontro, em substituição ao secretário.

Os trabalhos começam com as primeiras audiências públicas nos municípios de Macaúbas e Paramirim, envolvendo prefeitos, secretários e lideranças locais. Em seguida, as cidades de Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Rio do Pires e Tanque Novo também serão ouvidas.

Denominado “Todos Juntos – Fortalecimento institucional para prevenção e combate ao trabalho infantil no Território de Identidade Bacia do Paramirim”, o projeto contempla atividades de mobilização, treinamento e articulação. A execução será feita pela Organização Não-Governamental Avante (Educação e Mobilização Social), que vai treinar 60 agentes públicos e conselheiros.

São parceiras da secretaria, nesse projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Estadual contra o Trabalho Infantil (Fetipa).

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom Setre