Irã e Iraque estudam vias para reforçar relações bilaterais

Irã e Iraque dialogam para aumentar e recuperar sua cooperação mútua, especialmente em relação à segurança, anunciaram em Bagdá fontes oficiais, depois de entrevista com altos funcionários públicos de ambos os países.

O ministro de Inteligência do Irã, Heidar Moslehi, e o assessor iraquiano de Segurança Nacional, Faleh Fayyaz, reuniram-se nesta terça-feira (2), como parte do acordo que realizará vários encontros, cada vez mais frequentes, entre Bagdá e Teerã, informou uma fonte oficial.

Moslehi declarou que sua visita ao Iraque tem como objetivo se reunir com seus anfitriões, entre eles o premiê Nuri al-Maliki, para fortalecer a cooperação mútua, especialmente na esfera de segurança.

O Iraque atravessa uma onda de atentados à bomba e ataques armados contra regiões majoritariamente xiitas, que só no mês de março tiraram a vida de 271 pessoas, segundo estatísticas oficiais.

Na agenda do ministro iraniano, que chegou à capital do Iraque na segunda-feira, também consta uma entrevista com o presidente do Conselho Supremo Islâmico do Iraque, Ammar al Hakim.

O assessor de segurança iraquiana qualificou a ampliação da cooperação de "importantíssima" e sublinhou que o "Irã é um dos poucos países que transfere suas experiências positivas ao Iraque".

Durante 2012, os contatos entre Bagdá e Teerã tiveram um impulso significativo.

Fonte: Prensa Latina