Vanessa Grazziotin apoia política de saúde pública para autistas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou em plenário, nesta terça-feira (2) — Dia Mundial da Conscientização do Autismo — o lançamento da primeira política de saúde pública voltada especificamente para os autistas, promovida pelo Ministério da Saúde.

Citando estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), Vanessa destacou que em todo o mundo há aproximadamente 70 milhões de crianças nessa condição. No Brasil, o número de crianças autistas chega a dois milhões, aproximadamente 1% da população.

Segundo a parlamentar, a política do governo federal para os autistas propõe, entre outras frentes, a criação de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que serão os primeiros serviços voltados para a construção de uma rede de cuidados que visa ao diagnóstico especializado da doença.

“A partir da ação dos Caps, a política (do Ministério da Saúde) pretende oferecer equipes multidisciplinares, atendimentos em espaços individuais ou coletivos, espaços de escuta aos pais, acesso a medicação, além de esforços de articulação com instâncias fora da saúde que também acolhem as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, especialmente no campo da educação”, disse.

Da Redação em Brasília
com Agência Senado