Henrique lastima morte de trabalhador metalúrgico

Vereadores pediram maior rigor na fiscalização para evitar novas tragédias

Henrique Silva - Antonio Hoffmann

Na sessão ordinária desta terça-feira (02/04), o vereador Henrique Silva/PC do B pediu o apoio dos parlamentares para realização de uma audiência pública, a fim de tratar de acidentes do trabalho e sugeriu e também a criação de uma delegacia especializada acidentária, especializada que garanta a segurança dos trabalhadores. As propostas surgiram depois da confirmação da morte de um funcionário de metalúrgica, no bairro Monte Bérico em Caxias do Sul. Paulo Estevam Pereira, de 35 anos, havia ficado gravemente ferido, após explosão, em cabine de pintura.

O parlamentar relatou que Pereira estava fazendo a manutenção do compartimento, quando houve o acidente, no sábado passado. A vítima sofreu 90% de queimaduras pelo corpo, tendo sido encaminhada ao hospital Unimed, onde não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo de Páscoa.

Segundo números apresentados pelo comunista, ano passado, 12 pessoas morreram em acidentes de trabalho, no município. Disse que, neste ano, já são quatro óbitos pelo mesmo motivo. Conforme ele, em 2012, o Ministério do Trabalho registrou, aproximadamente, 7,5 mil laudos de acidentes, sendo que a maioria ficou com sequelas e não regressou mais para suas atividades laborais.

Henrique também comentou sobre uma prática que vem se repetindo no INSS, órgão que faz as perícias nos acidentados. Contou que o instituto tem liberado os trabalhadores com sequelas, para outras atividades. Assim, ficam poucos meses exercendo outra função. Logo, acabam demitidos, perdendo a estabilidade funcional, lamentou.