Sousa Júnior: A experiência sindical do Ceará na TV aberta

Por *Sousa Júnior

No final de fevereiro deste ano, quando esteve no Ceará, o ex-presidente Lula afirmou que era hora de o movimento sindical parar de reclamar da falta de espaço na mídia e criar seus próprios meios.

Com tal objetivo e sabendo que o meio mais poderoso da mídia é a televisão, alguns sindicatos, aqui no Ceará, já acumulam uma experiência na tv aberta que podemos resumir em três momentos.

Em meados de 1999, a CUT-CE e mais 15 entidades sindicais, lideradas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, patrocinaram a criação de um programa de tv, intitulado TV Popular, veiculado uma vez por semana (aos sábados) com duração de 30 minutos. Devido ao alto custo de exibição cobrado pela emissora (TV Cidade, afiliada à Rede Record), o programa durou apenas quatro meses.

A segunda experiência sindical na tv aberta foi encerrada em outubro de 2012 e prolongou-se por mais de um ano. Com duração de 30 minutos, Vida e Trabalho era o título do programa, que foi exibido diariamente, de segunda a sexta, ao meio dia, na TV Metrópole, uma emissora educativa recém criada na região metropolitana de Fortaleza (município de Caucaia).

Os custos de exibição e produção desse programa foram praticamente patrocinados pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, tendo apenas algumas outras entidades participado por curto período de tempo (Sindicatos dos Vigilantes, Comerciários, Trabalhadores da Construção Civil e Federação dos Servidores Municipais do Ceará). O alcance limitado do sinal da tv e o desconhecimento da emissora pela população foram os principais responsáveis pelo fim dessa segunda experiência.

A terceira e atual experiência do movimento sindical supera as debilidades encontradas nas duas tentativas anteriores. O programa NOSSA TERRA, NOSSA GENTE, que está no ar desde novembro de 2012, é exibido diariamente, também de segunda a sexta e com duração de 30 minutos, porém em horário nobre (19h), em uma emissora pública de grande credibilidade e excelente qualidade tanto de programação quanto de transmissão (digital e analógica), que é a TV Ceará.

O programa NOSSA TERRA, NOSSA GENTE não se limita ao movimento sindical, porém reserva um de seus três blocos para este segmento, abordando ainda assuntos diversos de cidadania, economia, cultura, saúde e qualidade de vida, entre outros temas, o que lhe dá amplitude de audiência e diversidade de apoiadores culturais, como já acontece nesses primeiros meses de existência.

Por todas essas razões, pelo menos no Ceará, o movimento sindical desta vez poderá exibir para o restante do Brasil uma experiência em televisão duradoura, compatível com a orientação do ex-presidente Lula que, como ninguém, conhece a importância da comunicação para a luta sindical.

*José de Sousa Júnior é ex-sindicalista e produtor dos programas de tv citados neste artigo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.