Premiê sirio destaca importância de partidos na vida do país

O primeiro ministro da Síria, Wael al-Halaki, ressaltou nesta quarta-feira (3) a importância dos partidos políticos no enriquecimento da vida nacional, no fortalecimento da democracia e no apoio ao processo de reformas que o governo conduz.

Da mesma forma, conclamou às organizações políticas que desmascarem o que considerou um complô de governos ocidentais e regionais para destruir a nação, mediante o financiamento de mercenários que lutam para derrubar o governo do país.

Ao se reunir nesta quarta em Damasco com membros do Birô Político do Partido Democrático al-Taliya (Vanguarda, em árabe), e seu secretário-geral Naufal Naufal, o primeiro ministro pediu à entidade que contribua para o êxito da Conferência de Diálogo Nacional, segundo informou a agência síria de notícias.

Al-Halaki reiterou o convite das autoridades a todas as partes beligerantes, assim como aos atores políticos e sociais, a sentarem-se à mesa de negociações, a fim de chegar a uma solução política para o conflito que sacode o país há dois anos.

Ele também fez referência às garantias concedidas aos membros da oposição que querem retornar ao país para participar do diálogo político.

Por último, ressaltou a importância de encontros prévios com outras correntes políticas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de examinar o chamado Programa Político, um plano exposto por Damasco para dirimir as hostilidades, baseado em soberania, unidade nacional e repúdio a ingerências estrangeiras.

Ao mesmo tempo, o secretário-geral do Partido da Vanguarda confirmou o apoio de sua agremiação ao plano e ao processo de reconciliação, destacou a fonte.

Fonte: Prensa Latina