Carlos Felipe: Marca do PCdoB em Crateús é a participação popular

Passados os primeiros 100 dias da nova gestão, o caderno cearense do Portal Vermelho conversou com o prefeito de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB). Reeleito em 2012, o médico avaliou a diferença entre a sua primeira gestão e a atual: “Agora estamos interagindo ainda mais com o povo”.

Por não ter interrompido as ações da Prefeitura após o resultado das eleições, o prefeito reeleito Carlos Felipe avalia como “extremamente produtivo” os primeiros 100 dias da nova gestão. “Nesses três meses pudemos encaminhar várias ações iniciadas na gestão passadas e até inaugurar obras já previstas”, informa. E obra é o que não falta em Crateús. Creches, praças, ginásios cobertos, praças de juventude, perfuração de poços para amenizar os efeitos da estiagem que assola a região. As iniciativas estão voltadas para todas as áreas da gestão.

Dentre as ações, Carlos Felipe destaca a vocação da cidade com a Universidade. “Crateús já tem um campus em funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), já começou as obras de construção de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), e agora oficializou a doação de mais um terreno para futuras instalações de outra unidade educacional, desta vez para a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Em pouco tempo nos tornamos Pólo Universitário do Estado”, comemora.

Outro ponto que mereceu destaque do prefeito foi a preocupação com o meio ambiente. “Apenas duas cidades no Ceará realizam o trabalho de coleta seletiva porta a porta, entre elas Crateús. Com este sistema, dividimos a responsabilidade da reciclagem do lixo com toda a população, a administração municipal e ainda geramos emprego, retirando cidadãos dos lixões através da criação de uma cooperativa de trabalhadores”, informa.

A valorização do servidor também tem sido uma marca da atual gestão. “Estamos conversando com representantes de todas as secretarias e nosso objetivo é instalar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para o funcionalismo público municipal”, destaca.

Avaliando a diferença entre o primeiro período de administração da cidade e a nova gestão, Carlos Felipe ressalta a proximidade com o povo. “Estamos cada vez mais aliados às pessoas. Toda nossa gestão passa a ser discutida com as pessoas. Se pensamos em fazer alguma mudança no trânsito, por exemplo, convocamos moradores e comerciantes da região para avaliar o projeto. Se queremos uma reforma na praça, a população é ouvida. Esta tem sido uma constante na nossa nova administração”, ratifica.

O prefeito de Crateús apontou o maior desafio enfrentado pela gestão: a seca. “E este desafio não é só para nós de Crateús, mas acredito que para os prefeitos de quase todas as cidades do Nordeste que sofrem com os poucos recursos e convivem com a realidade nos municípios. Visando amenizar os efeitos da seca, estamos investindo em construção de poços e buscando alternativas para ajudar a população. Esperamos que o pacote de medidas anunciado pela presidenta Dilma seja realmente eficaz e melhore a vida do nosso povo”.

Olhar comunista

Questionado sobre a marca de uma administração comunista, Carlos Felipe enfatiza: “A marca do PCdoB é a realização de uma gestão conjunta, transparente e fincada na participação popular. Estamos voltados para o bem estar das pessoas, nosso principal foco”, defende.

Mais

Carlos Felipe Saraiva Beserra é medico, foi reeleito em 2012 com mais de 2 mil votos de diferença em relação ao outro candidato. “Nossa campanha foi feita com os três “S”: sapato, suor e saliva”, brinca. Segundo o prefeito, a oposição era pesada durante o período pré-eleitoral. “Nossa campanha se baseou no que construímos ao longo da gestão anterior e combateu opositores que dominavam a cidade há mais de 30 anos e ainda usavam a prática clientelista e patriarcal”, relembra. “Nossa vitória foi dada por moradores da periferia e pela classe média que não tinha vínculo com essa antiga forma de fazer política”.

Crateús esta localizada na região dos Inhamuns e tem aproximadamente 75 mil habitantes.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fotos: Prefeitura de Crateús