Lula Morais defende redução maior da tarifa de energia para o CE

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) defendeu, nesta terça-feira (2), durante o primeiro expediente, a necessidade de se realizar uma campanha pela redução de 20% na tarifa de energia. Segundo ele, consumidores cearenses estão sendo apenados com valores exorbitantes nas contas com base em um contrato “absurdo” entre a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Ceará (Coelce) e a Termofortaleza, empresas do mesmo grupo econômico.

De acordo com ele, a Termofortaleza não gera energia. “Ela compra no mercado livre, revende à Coelce por um preço superfaturado, e o consumidor é quem paga”. Ele lembrou que o Brasil tem uma herança vinda da privatização que penaliza os consumidores.

De acordo com o parlamentar, o Brasil tem uma das tarifas mais caras do planeta, mesmo tendo o parque de geração hidrelétrica também maior do planeta. No entanto, é o terceiro maior produtor de energia limpa e barata do mundo. “Mas o preço não chega até você”, disse.

O parlamentar cobrou a realização de uma audiência pública com a presença da Agência Nacional de Energia Elétrica, “pois ela não pode deixar nossa energia superfaturada, com esse contrato imoral”.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) parabenizou o discurso, reiterando que o cearense é “assaltado” pela empresa. “Esta Casa tem que fazer mea culpa porque autorizou a venda da Coelce, mas pode ter iniciativas que inibam, para que o cidadão não seja roubado”, ressaltou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa