Cuba sediará 1ª reunião do triunvirato da Celac

 A reunião tripartite ampliada da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), integrada por Cuba, Chile, Costa Rica e Haiti sediará na próxima sexta-feira (5) em Havana para analisar o trabalho realizado pelo bloqueio regional.

Segundo informou a chancelaria de Cuba, país que ocupa a presidância pró-tempore da Celac, o encontro estará liderado pelo ministro anfitrião das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, com a participação de seus homólogos do Chile, Alfredo Moreno, da Costa Rica, Enrique Castilho e do Haiti, Pierre-Richard Casimir.

Leia também:
Celac desenha política regional de proteção ambiental

A reunião debaterá as perspectivas do trabalho durante a presidência cubana da organização, que assumiu no fim de janeiro deste ano no Chile, durante a 1ª Cúpula da Celac.

Neste fórum, o bloco formado pelas 33 nações independentes da região acordou incorporar a sua troica o país com a presidência da Comunidade do Caribe (Caricom), atualmente em poder do Haiti.

A Celac tem em sua agenda o impulso a integração latino-americana e caribenha nos âmbitos político, econômico, social e cultural. Depois de Cuba assumir a presidência da organização fundada em dezembro de 2011 se realizaram reuniões para tratar prioridades como educação, cultura e meio-ambiente. 

Fonte: Prensa Latina