Quase todas as crianças cubanas recebem educação pré-escolar

Quase 100% das crianças cubanas de zero a seis anos recebem educação pré-escolar, destinada a estimular as habilidades necessárias na sua vida futura, afirmou, nesta sexta-feira (5) a especialista María dos Anjos Galo.

A diretora nacional do tema no Ministério de Educação explicou que para isso são implementadas diversas modalidades: os círculos infantis (creches) acolhem 18% da população infantil na faixa, o grau pré-escolar (cinco a seis anos) em escolas atende 13%, enquanto o programa Educa seu filho envolve 68,5%.

O direito destas crianças de receber uma educação apropriada para suas necessidades é estabelecido na própria Constituição da República em seu artigo 51, manifestou Galo.

"Nossa premissa principal de trabalho é conseguir o maior desenvolvimento integral possível para cada criança, e prestar especial atenção aos requerimentos individuais derivados do fato de que cada um progride com seu próprio ritmo".

De acordo com a educadora, as atividades concentram-se em áreas como habilidades físicas, a promoção de valores sócio- morais, e as questões referidas à alimentação e à higiene.

"Está demonstrado que uma boa estimulação pré-escolar traz melhores resultados no desempenho estudantil das crianças", apontou, exemplificando com o índice de repetências nos primeiro e segundo graus que caíram nos últimos anos de 8 para 1,8%.

Com relação ao ensino dos círculos infantis, a servidora detalhou que existem 1.086 em todo o país e atendem os filhos de mães trabalhadoras durante o dia para que elas possam cumprir seu horário trabalhista.

Estas instituições, que no dia 10 de abril completam 52 anos desde sua criação, contam com especialistas em Pedagogia formados especificamente para educar crianças em idade pré-escolar, agregou.

No caso do programa Eduque Seu Filho, esse começa já na gravidez e com a participação de agentes como médicos, educadores ou especialistas da Federação de Mulheres Cubanas, e está focado em preparar a família para que eduque de maneira apropriada seus filhos.

Galo anunciou que desde abril até junho será implementado em todo o país um monitoramento para determinar os níveis de desenvolvimento das crianças que contribuirá com o aperfeiçoamento das ações educativas.

Fonte: Prensa Latina