Celac cumprirá ampla agenda em 2013 para integração regional 

A Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) cumprirá este ano uma ampla agenda de integração regional centrada em temas sociais, adiantou nesta sexta-feira (5),o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

Em coletiva de imprensa sobre a reunião de triunvirato da Celac, que ocorre em Cuba, o diplomata explicou que entre as prioridades do área estão a redução das desigualdades, energia, finanças, meio ambiente, agricultura familiar, ciência e tecnologia, transporte e industrialização. 


Leia também:
Cuba sediará 1ª reunião do triunvirato da Celac


Rodriguez disse para a Prensa Latina que existe um cronograma de eventos que será adotado nas próximas semanas na reunião de coordenadores nacionais do mecanismo integracionistas que agrupa os 33 países independentes da área.

“O programa inclui as prioridades da região, a ativação de grupos de trabalho e outras ações que permitirão cumprir uma agenda diversa para o desenvolvimento das nações do Caribe”, disse.
Segundo ele, além do encontro de coordenadores nacionais, a Celac fará intercâmbios de seu grupo de trabalho de cooperação, um fórum sobre agricultura familiar e “possivelmente algum encontro de triunvirato da Celac com atores internacionais”.

Os chanceleres do Chile, Alfredo Moreno, da Costa Rica, Enrique Castillo; e do Haití, Pierre-Richard Casimir, reconheceram a organização do encontro e expressaram o compromisso de seus governos com a integração regional e o funcionamento do bloco, fundado em dezembro de 2011.

Durante as intervenções foi destacada a potencialidade da América Latina e Caribe, assim como a necessidade de avançar para a integração sobre a base da diversidade e a existência de um consenso em defesa da paz, combate a pobreza, respeito a Carta da ONU e a soberania dos países.

Fonte: Prensa Latina