Canadá registra aumento do desemprego em março

Canadá registrou em março um aumento inesperado do desemprego chegando a 7,2%, depois de permanecer em sete porcento em janeiro e fevereiro, informou nesta sexta-feira (5) a Agência Nacional de Estatísticas.

As previsões dos analistas situavam esse indicador em cifras parecidas às dos dois primeiros meses do ano.

Em janeiro e fevereiro, o nivel de desocupação dentro do mercado de trabalho canadense se manteve sem mudanças apesar da perda de 21.900 postos de trabalho, o que implica que quase 58 mil pessoas desistiram de procurar um emprego.

De acordo com os registros, essa foi a maior quantidade de desempregados que deixaram de procurar uma ocupação desde 1995.

A cifra de março responde à destruição de mais praças de trabalho, particularmente em Ontario, o motor industrial do país, e na Columbia Britânica.

Nos últimos 12 meses, o Canadá criou 336 mil empregos, o que compensa um pouco o retrocesso na geração de postos de trabalho, segundo os analistas.

O ministro de Finanças, Jim Flaherty, ajustou à baixa as perspectivas de crescimento da economia canadense em 2013 e advertiu que o Estado arrecadará uma quantidade de dinheiro significativamente inferior ao esperado.

Também o Banco do Canadá reduziu 1,8% de suas expectativas de crescimento econômico para esse ano.

Fonte: Prensa Latina