Fortaleza: Prefeitura lança programação de equipamentos culturais

Atividades de ação cultural e de formação serão gratuitas e acontecem durante o ano todo

Aproveitando os festejos do mês em que Fortaleza comemora os seus 287 anos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, lança a grade de programação dos equipamentos culturais da Cidade. A programação fixa, totalmente gratuita, contemplará atividades de cunho cultural e formativo, atenderá a diversos públicos e faixas etárias e acontecerá todos os dias da semana, nos seis equipamentos administrados pela Secultfor: Anfiteatro Flávio Ponte, Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Mercado dos Pinhões, Passeio Público, Teatro Antonieta Noronha e Vila das Artes.

Anfiteatro Flávio Ponte

No Anfiteatro Flávio Ponte (ou Anfiteatro da Volta da Jurema), a população passa a contar, aos sábados, com a programação do Pôr-do-sol da Tradição, palco onde artistas e bandas da cultura popular da Cidade e do Estado se apresentam. Em abril, Mestre Pio (13/4), Companhia de Danças Populares Txai (20/4) e Grupo de Tradições Folclóricas Raízes (27/4) se apresentam. O Retratos do Vento, que já acontecia, continuará nas fins de tarde de domingo com Dona Leda (14/4), Renegados (21/4) e Elismário Pereira (28/4).

Biblioteca Municipal Dolor Barreira

A Biblioteca Municipal Dolor Barreira terá as manhãs de sábado dedicadas ao público infantil, com a Oficina de Desenho. Pela tarde é a vez do Clube de Quadrinhos, que em abril terá uma programação variada, com o Seminário “Panorama dos Quadrinhos” (13/4), Workshop “The Walking Dead” (20/4) e Invasão Mangá – Seminário Cultura Anime e Mangás (27/4).

Mercado dos Pinhões

No Mercado dos Pinhões, será mantida a Feira Orgânica, que acontece nas manhãs de terças-feiras, o Chorinho no Mercado, nas noites de sextas-feiras, e o Forró no Mercado, ao final do dia, aos domingos. Na segunda quarta-feira do mês também acontece o Festival de Gastronomia, Arte e Culinária, das 17h às 21h30.

Dentre as novidades dentro da programação do Mercado está a Quarta Coletiva, que acontecerá sempre na última quarta-feira do mês. A feira hype de arte, moda e design, será um ponto de encontro para artistas divulgarem e venderem seus trabalhos.

Já na programação do Novos Risos, o Mercado abre as portas para a nova cara do humor cearense. Na terceira quinta-feira do mês, a população irá descobrir quem são as promessas do humor em Fortaleza e quais artistas locais estão despontando nesse tradicional cenário.

Os sábados do Mercado serão das pequenas e dos pequenos, que passam a curtir um cineminha com muita diversão e pipoca, sempre a partir das 18h30. Semanalmente, um filme será exibido dentro da programação do Cineminha do Mercado.

Um destaque para o mês de abril no Mercado dos Pinhões será a Feira de Fotografia, que acontece no sábado (20), a partir das 14 horas. A Feira terá exposição de fotografias de Fortaleza, em comemoração ao aniversário da Cidade, entrevista com Tiago Santana, um dos maiores fotodocumentaristas das Américas, feira de compra e venda de equipamentos, além de um pequeno workshop com o fotógrafo Nilo Soares, que fará um mini book e sorteará entre as mulheres presentes.

Passeio Público

No Passeio Público, a novidade acontece às sextas-feiras, quando, ao final da tarde, DJs da cena local se revezarão numa programação regada à musica eletrônica. O Set List convida a população a começar muito bem os fins de semana de abril com Uirá dos Reis (12/4), Sapoti Soundz (19/4) e Danny Husk (26/4). O Passeio Instrumental, que já acontecia no horário de almoço aos sábados, no Passeio Público, bem como o Piquenique, nas manhãs de domingos, permanecem na programação do equipamento.

Teatro Antonieta Noronha

O Teatro Antonieta Noronha contará com atividades para o público que faz e aprecia artes cênicas na cidade. O Cenas Curtas receberá companhias para apresentações breves e bate-papos, enquanto o Sala de Ensaio, de caráter formativo, mostrará os processos de trabalho em ensaios, que serão abertos ao público e estudantes de teatro. Uma Oficina de Iniciação Teatral também abre os trabalhos do Teatro.

Vila das Artes

Na Vila das Artes, em abril, o audiovisual ganha mostras dentro do Cineclube. Às quartas-feiras, sempre às 18h30, o homenageado é o comediante francês Jacques Tati, na mostra que vem percorrendo o Brasil e intitulada “Tati por Inteiro”. Já o Cineclube 24 Quadros traz, esse mês, a Mostra “Clássicos do Horror”, com filmes de Alfred Hitchcock, Franju, David Cronenberg e Peter Jackson. O Cine Desbunde, do Coletivo Provocações!, traz a Mostra “Pilantras e Bandidos”, na sexta-feira (12), exibindo os filmes “Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei” e “Um Sampaio Teimoso”.

O público da Dança que for à Vila das Artes, por sua vez, poderá curtir o Ensaio do Espetáculo “Um de Tudo” na sexta-feira (12), às 15 horas; participar do Fórum de Dança do Ceará, que acontece na quinta-feira (11), às 19 horas, e terá a mesa-redonda “Discutindo a Dança: Lei do Artista – O que precisa ser mudado”. E, no Dia Internacional da Dança, comemorado dia 29 de abril, a Vila sedia uma programação completa, que acontece de 9 às 19 horas.

Dia 25 é Dia de Maracatu

Uma outra novidade na programação fixa cultural da Cidade é a celebração mensal do nosso maracatu. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu foi iniciado em 25 de março, Dia Municipal do Maracatu, e passa a fazer parte do calendário de Fortaleza, trazendo todo dia 25 de cada mês, apresentações de tradicionais agremiações em pontos diversos da Cidade. Mensalmente, a Secultfor divulgará essa programação. Em abril, a programação está prevista para acontecer na Praça Luiza Távora.

Público infantil em destaque

Pensando em atender a criançada, bem como mamães e papais que buscam atividades recreativas e culturais nos espaços públicos de Fortaleza, a Secretaria de Cultura de Fortaleza lança diversas atividades para o público infantil. Os fins de tarde de sábado no Mercado dos Pinhões serão das pequenas e dos pequenos, que passam a curtir um cineminha com muita diversão e pipoca, sempre a partir das 18h30. Semanalmente, um filme será exibido dentro da programação do Cineminha do Mercado.

A Oficina de Desenhos, que acontece nas manhãs de sábado, sempre a partir das 9h às 11h, entra na programação fixa da Biblioteca Municipal Dolor Barreira. A meninada também curtirá as atrações do Piquenique, que acontece nos jardins do Passeio Público. A programação, voltada para toda a família, tem início às 9h e terá atividades recreativas. Em abril, Isabel Vasconcelos (12/4), Paula Iemanjá (19/4) e Sâmya Bittencourt (26/4) comandam a brincadeira.

Na Vila das Artes, o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado quinta-feira (18), terá contação de história com o livro “Memórias da Emília” para os alunos do curso Formação Básica em Dança. A data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, o pai da literatura infantil no Brasil.

* Atividades extras e comemorativas poderão ser acrescentadas à programação fixa de acordo com o mês.
** Programação sujeita a alterações.

Programação de abril dos equipamentos culturais

Fonte: Prefeitura de Fortaleza