Morre o cantor e compositor Marku Ribas, aos 65 anos

O cantor, compositor e percussionista Marku Ribas morreu na noite deste sábado (6), aos 65 anos, em Belo Horizonte. O músico estava internado desde a última quarta-feira (3), por complicações no tratamento de um câncer de pulmão diagnosticado em julho de 2012.

Natural de Pirapora, Vale do São Francisco, ele iria completar 66 anos em maio. Há cerca de um ano, descobriu um câncer no pulmão. O avanço da doença foi rápido. O músico permaneceu em casa até quarta-feira, quando foi internado no Hospital Life Center.

Em 50 anos de profissão, Marku Ribas trabalhou com vários artistas, desde o Clube da Esquina até os mais jovens, como Ed Motta e Marcelo D2. Também atuou no cinema, nos filmes "Batismo de sangue", "Chega de saudade" e "Como uma onda".

Nome dos mais importantes do meio musical de Minas, criou uma onda que chamou de polirritmia, em que tirava som do próprio corpo. Em 1985, chegou a gravar um clipe com a banda britânica Rolling Stones, na Gafieira Estudantina, no Rio de Janeiro, para o álbum Dirty Work. É lembrado pelos amigos de longa data, como Clarice Libânio, do Favela É Isso Aí, como "uma alma criativa, legítimo representante dos artistas, daqueles que persistem por pura doação, necessidade e missão".

O velório acontece neste domingo (7), no cemitério e crematório Renascer, em Belo Horizonte.

Com agências