Vila Mamífera: portal lançado hoje combate violência obstétrica

"É preciso uma vila para criar uma criança". O provérbio de origem africana ganha cores brasileiras nessa segunda-feira (8), quando um grupo de profissionais de saúde, educadoras perinatais, culinaristas, jornalistas, mães e pais, reúnem-se para lançar um portal sobre maternidade ou, como preferem chamar, maternidade e paternidade ativa.


foto: Carol Dias / divulgação

O conceito do portal é definido por uma das idealizadoras do projeto, a escritora e fotógrafa Renata Penna. Para ela, a internet exerce papel fundamental na formação de pais e mães que desejam participar ativamente da criação dos filhos, experiência acumulada através do blog que escreve em parceria com duas outras mães desde 2008 e que fará parte do portal.

"Nós queremos falar com quem busca informação e não age de acordo com o senso comum, levando em conta as evidências científicas e assumindo um papel de protagonista no exercício da maternidade e da paternidade também, já que entendemos que o papel do pai como parceiro na gestação e educação dos filhos é fundamental", afirma Renata.

O portal trará nomes conhecidos nacionalmente como Ricardo Jones, Ana Cristina Duarte e Gisele Leal, além de reunir diversos membros atuantes na luta pela humanização do nascimento, pelo fim da violência obstétrica, pelo direito das mulheres e pelo respeito à infância. Buscando um público diversificado, os blogs procuram cobrir temas que vão da culinária saudável ao aconselhamento jurídico, com foco no ativismo e na centralização das informações disseminadas pela internet.

"Felizmente, a forma de encarar a criação de um filho está mudando. Os pais estão ficando mais responsáveis e buscando cada vez mais informações, que existem. Tem muita informação espalhada pela internet, e estamos reunindo tudo em um só lugar", diz Renata.

A Vila Mamífera tem blogs de dicas e tutoriais de brincadeiras com crianças, orientações e relatos de profissionais da parteria urbana, como parteiras, médicos e doulas. Também existem sessões de aconselhamento jurídico, beleza, cultura, além da já conhecida troca de experiência entre mães e um blog que reúne pais ativos dentro da ideologia adotada pelo portal.

Com informações da assessoria de imprensa do Portal Vila Mamífera