Margaret Thatcher: Oferta válida enquanto durar o estoque

Na manhã desta segunda-feira (8), toda a imprensa internacional divulgava a morte da ex- primeira ministra britânica Margaret Thatcher, 87.

Margaret Thatcher, mãe do Neoliberalismo - Divulgação
Membro do Partido Conservador do Reino Unido, Thatcher deu início a uma nova era, que colocaria fim ao Estado de bem-estar social e fazendo prevalecer um modelo de supressão dos direitos trabalhistas, desregulamentação do setor financeiro e privatizações de empresas estatais em larga escala, contando com o apoio do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o modelo neoliberal, desenvolvido entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Todas essas medidas foram postas em prática ao longo desses anos, seja nos países da Europa, como também nos países da América Latina, aonde a ex-primeira ministra comandou uma guerra contra a Argentina pela disputa das Ilhas Malvinas em 1982.

Ao final da ditadura militar no Brasil, Thatcher propôs que o presidente da época João Figueiredo vendesse todas as nossas empresas estatais e até mesmo a Amazônia para o pagamento de dívidas internacionais. Ao elaborar o Consenso de Washington em 1989, empoderou o nefasto Fundo Monetário Internacional, organização que tem por objetivo fundamental sugar toda a independência econômica e financeira dos países.

Todas essas medidas de lucro para o capital privado em detrimento de políticas sociais explica a grave crise que sofrem hoje os países da Europa e a grave crise que abalou a América Latina nos anos 1990, em especial o Brasil nos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, vendas desordenadas e sem controle.

8 de abril de 2013, foi-se Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, a Dona da Quitanda.