Milhares de colombianos saem às ruas pela paz 

Milhares de colombianos saíram às ruas nesta terça-feira (9) para expressar apoio aos diálogos de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Marcha pela Paz - Colômbia - Alberto Acero

O branco, símbolo deste ideal que deixou de ser uma quimera distante para converter-se em uma possibilidade cada vez mais próxima, uma esperança tangível, predominou em largas filas os centenas de milhares de colombianos na Marcha pela Paz e Esperança. 

Leia também:
Piedad Córdoba: "É a hora da paz na Colômbia"

Na Carrera Sétima, avenida que se estende por toda a cidade, uma bandeira gigante da Colômbia foi outro dos símbolos que expressou a esperança de uma paz com justiça social para as maiorias discriminadas e excluídas até agora.

Segundo consenso, o país vive hoje uma das maiores mobilizações pela paz registrada nos últimos tempos. Um texto do escritor William Ospina “Oração pela Paz”, encerrou a marcha que juntou setores e grupos das mais diversas filiações políticas, artísticas, intelectuais, defensores de direitos humanos e a sociedade civil em sua pluralidade e riqueza.

"Não haverá paz sem uma comunidade que a apoie, exija e acompanhe", declarou Ospina em um de seus mais recentes artigos, que é uma mostra eloquente esta mobilização que a Colômbia protagoniza e que também homenageia, 65 anos depois, o líder popular Jorge Eliécer Gaytán.

Cinco telas gigantes foram instaladas em pontos chave da cidade e multiplicaram a imagem da mobilização que ultrapassou as expectativas iniciais.

“A Colômbia é hoje uma só, mestiça e palpitante, onde a identidade alimenta os povos indígenas, os negros e o sangue derramado durante tantos anos em prol de uma redenção social e de um país que seja patrimônio de todos”, disse o líder indígena Feliciano Valencia.

De outros países como Argentina, Bélgica, Francia, Canadá, Venezuela e Espanha os colombianos respaldam a marcha em abraço solidário para uma paz cujo aroma e sensações não experimentaram antes e anseiam incorporar em sua memória coletiva.

Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem de apoio à marcha por meio de um vídeo, para expressar sua solidariedade com o processo de paz na Colômbia "o país merece a oportunidade de desfrutar da paz no século 21". Lula assegurou que a vitória da paz na Colômbia será uma vitória para toda a América Latina. 

Eduardo Galeano

“Nem os deuses nem os diabos condenaram a Colômbia a uma pena de violência perpétua, que tem causas terrestres e não é uma fatalidade do destino”, expressou o escritor uruguaio Eduardo Galeano em uma mensagem aos colombianos publicada nesta terça-feira (9).

"Eu amo esse país e sou um dos muitos que queremos dar fé da solidariedade que merece esse povo e sua contagiosa capacidade de beleza e alegria", declara.

"Tomara que possamos ajudar para que os colombianos rompam essas jaulas da violência, nascida da injustiça social, da impunidade e do medo, e a bem fundo respirem os ventos de liberdade que com tanto sacrifício ganharam", sustenta a mensagem.

Farc

Em comunicado divulgado em Cuba, onde ocorrem os diálogos de paz com o governo colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) felicitaram aos participantes na marcha para expressar seu desejo de uma reconciliação justa, democrática e duradoura.

O documento destaca que as Farc amam profundamente a Colômbia e que a manifestação do povo, massivamente mobilizado é a expressão do espírito coletivo e da grande aspiração nacional que se identificam todos os que amam aquele país

“Ansiamos uma paz que rime com democracia, participação, dignidade, produção nacional, terra, cultura, educação e equidade. Uma paz que permita a realização plena dos homens e mulheres que nascemos e os que nascerão nesta terra”, diz a nota.

Com Prensa Latina