Bancada cearense anuncia que intensificará luta pelo Dnocs

A bancada federal cearense vai intensificar a luta pela permanência da sede administrativa do Dnocs em Fortaleza (CE), contra a proposta de mudança da sede para Brasília. O anúncio foi feito pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que participou na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília, da reunião da bancada federal cearense, levando aos colegas parlamentares a ideia da campanha “Fica, Dnocs”, lançada na última segunda-feira (8).

O parlamentar destaca que a bancada federal cearense publicará uma nota oficial defendendo a permanência da sede do Dnocs em Fortaleza e a reestruturação efetiva do Departamento, e participará do Grupo de Trabalho sobre a reestruturação, no âmbito do Ministério da Integração.

“Precisamos ampliar essa luta para toda a bancada do Nordeste. O Dnocs precisa permanecer no Nordeste e ser reestruturado, valorizado, ter mais recursos e pessoal para continuar prestando seus serviços, que são fundamentais, e para ampliar sua atuação”, explica Chico Lopes.

Segundo o parlamentar, “a reunião foi toda dedicada a discutir a situação do Dnocs. Reforçamos a urgência da reestruturação do Dnocs, a importância de todos os deputados comparecerem ao seminário sobre esse tema, que vai acontecer na sexta-feira, no BNB no Passaré, e de termos unidade na defesa da permanência da sede administrativa do Dnocs em Fortaleza”.

“É uma luta que precisa de muita mobilização, porque o movimento para que a sede do Dnocs vá para Brasília está ganhando corpo, com o argumento de o Dnocs ficar mais perto do governo federal e também incorporar o Rio Grande do Sul, por conta da estiagem naquele estado”, detalha Chico Lopes.

“Mesmo que o Dnocs passe a atuar em outro estado, não há necessidade de tirar a sede administrativa de Fortaleza”, defende. “O Dnocs precisa permanecer no Nordeste, próximo da sua maior área de atuação. O Dnocs é Nordeste, e o Nordeste precisa do Dnocs”, acrescenta Chico Lopes. "Por isso estamos reforçando essa campanha, também nas redes sociais, com a divulgação do #ficaDnocs".

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes