Chico Lopes participa de seminário sobre reestruturação do Dnocs

Mais um passo importante na campanha “Fica, Dnocs” e no movimento pela reestruturação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas acontece nesta sexta-feira, 12/4. Um seminário técnico sobre a reestruturação do Dnocs será realizado a partir das 9h, no Auditório do Banco do Nordeste, no bairro Passaré.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que participará do seminário, destaca o momento decisivo de mobilização pela revalorização do Dnocs e pela permanência de sua sede administrativa em Fortaleza. “Precisamos de uma ampla mobilização da sociedade, para garantir que não venha a prevalecer a proposta de mudança da sede administrativa do Dnocs, de Fortaleza para Brasília”, afirma Chico Lopes, alertando para o risco de a proposta ganhar apoio na capital federal.

“Fizemos esse alerta em pronunciamento na segunda-feira, quando apresentamos a campanha ‘Fica, Dnocs’, contra a ideia de mudança da sede para Brasília. Nesta quarta-feira a bancada federal cearense fechou posição contra essa mudança e, agora, precisamos ampliar a mobilização para a bancada do Nordeste e para os governadores dos estados nordestinos”, enfatiza Chico Lopes, citando que o envolvimento dos governadores será fundamental para evitar que o Nordeste sofra prejuízos com a saída do Dnocs.

Para Chico Lopes, a prioridade deve ser a reestruturação do Dnocs, com mais recursos para obras, valorização dos atuais servidores e concurso para novos funcionários. “Precisamos assegurar que o Dnocs continue tendo sua sede em Fortaleza e que ganhe condições de continuar cumprindo seu papel, que tem uma enorme importância para o semiárido, com a construção de açudes, barragens, com apoio à população e com a realização de pesquisas sobre piscicultura que são referência internacional”, detalha o deputado, que no seminário desta sexta-feira reforçará a campanha “Fica, Dnocs”.

O objetivo da campanha é dar destaque ao tema, no parlamento, nas mídias sociais e em todas as instâncias de participação e debate, ampliando a mobilização pela permanência da sede administrativa do Dnocs em Fortaleza. “O Dnocs é Nordeste, e o Nordeste precisa do Dnocs”, acrescenta Chico Lopes. "Por isso estamos reforçando essa campanha, também nas redes sociais, com a divulgação do #ficaDnocs".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)