Inácio Arruda defende abertura de Centros Olímpicos à comunidade

O Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu, nesta semana, a utilização dos Centros Olímpicos para estimular a prática esportiva nas comunidades. A argumentação foi feita durante a Audiência Pública do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na Comissão de Educação, Esporte e Cultura do Senado Federal, sobre as prioridades da pasta para 2013.

“Nós do Ceará acabamos de ganhar um Centro Olímpico para formação de atletas. O Governo do Estado e o Governo Federal investirão cerca de R$230 milhões. Em vias de realização de uma Olimpíada e Copa de futebol no País, uma estrutura como essa terá um papel fundamental para o êxito de nossos atletas. Mais que isso, essa mesma estrutura pode servir à comunidades e escolas públicas para incentivar a prática esportiva das nossas crianças e jovens”, defendeu Inácio.

Outra questão levantada por Inácio foi a utilização dos sistemas públicos de Comunicação para divulgação de diversas modalidades olímpicas. “A rede pública de televisão poderia criar um programa de apoio para podermos transmitir o nosso futebol e vários tipos de modalidades esportivas que estarão nas Olimpíadas, transformando-a em um evento, de fato, nacional, envolvendo a comunidade”, destacou.

Centro Olímpico no Ceará

Durante visita ao estado do Ceará, a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciaram a construção de um Centro Olímpico no Ceará. O Centro de Excelência Esportiva será construído próximo ao estádio Castelão, por iniciativa do Governo do Estado.

O Centro será o maior do Norte/Nordeste, sendo um dos maiores do Brasil. O projeto prevê a construção de ginásio com capacidade de 15 mil pessoas, semelhante ao Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Além disso, piscina olímpica para saltos ornamentais, quadras de vôlei de praia e de tênis, pista de atletismo, velódromo e campo de futebol oficial.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)