Vanessa Grazziotin defende 30 horas semanais para enfermeiros 

 A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu nesta terça-feira (9) a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da área de enfermagem. Ela apoia a reivindicação da categoria que está promovendo manifestações em Brasília, pela aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei já aprovado no Senado.

Para Vanessa, a redução da jornada "é extremamente compatível" com as necessidades, as responsabilidades e as atribuições desses profissionais, com "poucos impactos" nas contas públicas. Ela citou dados da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), que apontam que no setor privado os contratos são, em média, de 36 horas semanais. Os setores públicos federal e estadual e 40% dos municípios já seguem a demanda da categoria.

Leia também: PCdoB pede votação da redução de carga horária de enfermeiros

Ainda segundo a FNE, 85% dos mais de 1,8 milhão de enfermeiros no Brasil têm pelo menos dois empregos. A parlamentar argumentou que exigir "trabalhos exaustivos", "além da capacidade do ser humano", é não permitir a boa qualidade dos serviços prestados.

“A busca da excelência, da melhoria da qualidade na assistência da saúde passa primordialmente por uma boa capacitação dos profissionais da área, mas, principalmente, por boas condições de trabalho”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado