Vereador Ricardo participa de ato do "Saúde + 10" em Brasília

O vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB) esteve, nesta quarta-feira (10/04), em Brasília representando a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Florianópolis no ato do Saúde + 10 – Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – que visa coletar cerca de 1,5 milhão de assinaturas para levar à Câmara Federal um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).

  Vereador Ricardo Vieira fazendo alusão ao movimento "Saúde +10"
Segundo o parlamentar, que é um dos responsáveis pela articulação do movimento no Estado, o movimento contabilizou no ato de hoje 1,25 milhão de assinaturas por todo o Brasil. “Com mais um esforço, alcançaremos 1,5 milhão de assinaturas”, ressalta. “Em breve, a vitória será nossa – da população brasileira – na consolidação do SUS”, comemora.

A luta pela efetivação dos 10% das receitas brutas da União depende, além da coleta de assinaturas com o protocolo do Projeto de lei de iniciativa popular no Congresso, da aprovação pelos deputados e senadores. Por isso, o movimento procurou diversos parlamentares em busca do apoio dos deputados e senadores.

Intervenção federal na saúde do Estado de Santa Catarina


Ronald Ferreira – Presidente da FenaFar, Senador inácio Arruda,
Vereador Ricardo Vieira e a Senadora Vanessa Grazziotin    
  
Dr. Ricardo também solicita, em Brasília, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde, intervenção sobre a saúde do estado de Santa Catarina para que sejam avaliadas a eficiência da gestão e das ações em saúde e, principalmente, o impacto destas sobre a saúde dos catarinenses, propondo assim, ações que venham a sanar os problemas relacionados com a saúde pública do estado de Santa Catarina, que configuram a situação de precariedade.
Entre os problemas o parlamentar cita as filas de espera nos hospitais estaduais, o atraso na realização de exames e cirurgias, a insuficiência de leitos e de funcionários, as ações movidas por sindicatos contra a escolha do modelo de gestão (OS’s), os protestos populares, as ações movidas pelo Ministério Público Estadual referente a precarização da saúde, solicitando, inclusive, a prisão do Secretário de Saúde do Estado, Dalmo Claro de Oliveira.
 

Deputada Federal Alice Portugal, Vereador Ricardo Vieira e
a Vereadora de Porto Alegre, Jussara cony

Vereadora de Porto Alegre, Jussara cony, Vereador Ricardo Vieira
e a Deputada Federal Jô Moraes


Leia mais notícias do mandado do Vereador Ricardo: CLIQUE AQUI

*Carol Concado – Assessora de Imprensa
do Mandato Vereador Ricardo Vieira